uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Cada dia é mais difícil recrutar bombeiros voluntários
Comandante distrital diz que há cada vez menos pessoas disponíveis para o voluntariado nos bombeiros

Cada dia é mais difícil recrutar bombeiros voluntários

Comandante distrital expressou essa preocupação durante conferência de imprensa de balanço do dispositivo de combate a incêndios florestais. Segundo referiu, tem-se registado uma tendência de decréscimo tanto na área ardida como no número de ocorrências nos últimos anos.

O comandante operacional distrital, David Lobato, diz que há cada vez maior dificuldade em arranjar recursos humanos para as corporações de bombeiros, com menos pessoas disponíveis para o voluntariado, o que atribui às muitas horas exigidas pela “causa” e à exigência da formação, com muitos módulos. “Começa-se a notar uma diminuição nos corpos de bombeiros”, disse o responsável, referindo ainda a elevada idade dos veículos (20 anos, em média) das corporações do distrito, sobretudo na Lezíria do Tejo.

Essa constatação foi expressa em conferência de imprensa de balanço do dispositivo de combate a incêndios florestais. Em 2021 o distrito de Santarém registou a menor área ardida dos últimos dez anos, com 349,27 hectares e o segundo menor número de ocorrências, 568, revelou o comandante operacional distrital.

David Lobato referiu que se tem registado uma tendência de decréscimo tanto na área ardida como no número de ocorrências nos últimos anos, tirando os anos “atípicos”, como foi 2017. Como aspecto negativo salientou o que designou como um “problema de incendiarite” no distrito, com 31 ocorrências com origem intencional.

Mais de cem falsos alarmes em 2021

O comandante operacional distrital de Santarém notou ainda o elevado número de falsas ocorrências, na sua “grande maioria” derivadas de “informações falsas” (103 falsos alarmes em 2021), originando uma dispersão de meios que podem fazer falta noutros locais.

David Lobato afirmou que o distrito de Santarém tem uma cobertura de 87% a 90% com câmaras de vigilância, embora existam sempre zonas sombra, nem sempre conseguindo detectar focos de incêndio, pelo que, quando recebem uma chamada, são sempre enviados meios.

A rapidez no despacho de meios, com quatro meios operacionais (terrestres e aéreos) enviados nos primeiros minutos, tem contribuído para uma redução da área ardida, disse, salientando a taxa de resolução em ataque inicial de 97,8% em 2021, o que significa que, das 568 ocorrências, quase todas foram resolvidas nos primeiros 90 minutos. David Lobato afirmou que, dos objectivos definidos para 2021, só não foi completamente cumprido o relativo à segurança das forças, dada a ocorrência de dois acidentes envolvendo bombeiros, em Samora Correia e em Vila Nova da Barquinha, embora sem muita gravidade.

Cada dia é mais difícil recrutar bombeiros voluntários

Mais Notícias

    A carregar...