uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Ex-padre exorcista está novamente acusado de violação
Humberto Gama em 2008, fotografado em Fátima para a reportagem de O MIRANT

Ex-padre exorcista está novamente acusado de violação

Humberto Gama encontra-se em prisão preventiva por suspeitas de violar mulher. O suspeito já havia sido detido noutras ocasiões, nomeadamente em Fátima, onde tem casa e consultório, por factos semelhantes.

O ex-padre Humberto Gama, de 82 anos, foi detido no dia 24 de Dezembro em Murça, distrito de Vila Real, por suspeitas de violar uma mulher de 47, tendo sido presente a tribunal e ficado em prisão preventiva, adiantou fonte da Polícia Judiciária. O suspeito, que se designa de exorcista, já havia sido detido, noutras ocasiões, nomeadamente em Fátima, onde tem casa e consultório, por factos semelhantes, avançou a PJ.

Segundo a mesma fonte, a violação terá acontecido a 21 de Dezembro em Murça, durante a realização de uma sessão de exorcismo. “Aproveitou-se da fragilidade e vulnerabilidade da vítima de 47 anos”, considerou a PJ de Vila Real. Depois de ter sido detido, o antigo padre foi presente ao Tribunal de Instrução Criminal, ficando a aguardar julgamento em prisão preventiva, medida de coação mais gravosa.

Em Junho de 2008, O MIRANTE publicou uma reportagem sobre este homem com casa e consultório montado às portas de Fátima e que promete cura a quem ele recorre. No terraço que cercava a vivenda de três pisos à beira da estrada nacional que liga Fátima a Minde, três automóveis de luxo – dois Mercedes e um BMW – indicavam que a vida lhe corria bem. Mas garantia que a riqueza não lhe vinha das consultas que dá. “Eu não preciso disto, vivo da minha reforma de professor. Cada um dá o que quer. Não cobro nada a ninguém”, disse-nos na sala de espera onde os pacientes aguardavam consulta.

Um fã dos prazeres mundanos

Deixamos aqui um excerto do perfil de Humberto Gama publicado na altura: “Oriundo de uma família modesta de Mascarenhas (Mirandela), foi ordenado padre mas em 1973 foi demitido da Congregação dos Marianos e as suas práticas têm sido criticadas por alguma hierarquia católica por quem nutre uma evidente animosidade. Criticado ou venerado, uma coisa é certa quando se fala de Humberto Gama: não passa despercebido nesta viagem terrena. E faz por isso. Gosta de intervir e de aparecer. De dar opinião”.

“Foi por isso, para ter púlpito, que andou pela política. Em 1993 foi candidato pelo PS à Câmara de Mirandela numa lista adversária da do irmão, José Gama, que acabaria por ganhar. Quatro anos depois candidatou-se novamente, mas já pelo PSN. Um dos picos de fama ocorreu em 2006, quando um casal da zona de Vila Franca de Xira se queixou dele às autoridades por alegado abuso sexual da mulher durante as suas práticas exorcistas. Gama diz que o assunto morreu e que tudo se tratou de uma maquinação de um padre da Igreja Católica. Mas reconhece que tem de tocar nos possessos para absorver as energias más e expulsá-las daqueles corpos. É esse o seu trabalho e por vezes, pelos vistos, corre o risco de ser mal interpretado”.

“Humberto Gama é apreciador de arte, particularmente de pintura, e os quadros espalhados pela casa são prova disso. A música é outro elemento que faz parte do seu dia a dia. Diz que conheceu pessoalmente Frank Sinatra, de quem é admirador, e que tem uma guitarra assinada pelos míticos The Beatles, que diz ter apresentado em Londres ao padre Max (assassinado no pós-25 de Abril). Gosta dos prazeres mundanos, como a boa mesa e um bom vinho. Tal como de mulheres, presume-se quando diz não ligar ao celibato e confessa não saber se tem filhos”.

Ex-padre exorcista está novamente acusado de violação

Mais Notícias

    A carregar...