uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Jovens vão ser chamados a pronunciar-se sobre PDM de Vila Franca de Xira

Município diz que é hora de ouvir os mais novos sobre que futuro querem para o seu concelho. Revisão do Plano Director Municipal está em curso e já existem os primeiros números: 95 por cento do território vai estar afecto a Reserva Ecológica Nacional.

95 por cento do território de Vila Franca de Xira está coberto pelas restrições impostas no âmbito da Reserva Ecológica Nacional (REN), situação que nas zonas mais rurais do concelho dificulta a fixação dos filhos da terra, que se vêm impedidos de construir.

São os primeiros indicadores a surgir da revisão em curso do Plano Director Municipal (PDM) de Vila Franca de Xira e onde outra das novidades vai ser o facto das crianças e jovens serem chamados a participar pela primeira vez.

“Vamos promover debates em todo o nosso território com as forças vivas mas estamos também a preparar a participação das crianças e jovens na discussão do PDM. Eles também têm uma palavra a dizer nas suas preocupações com o ambiente e adaptações às alterações climáticas. Temos de tomar opções para que os jovens das zonas rurais possam manter-se entre nós”, informou o presidente do município, Fernando Paulo Ferreira, na última reunião pública do executivo.

O autarca respondia aos vereadores da CDU e Nova Geração sobre o ponto de situação da revisão daquele importante documento de gestão do território. “Estamos ainda no trabalho técnico de aplicação das regras e limites do que são as regras de definição da REN. Mas já sabemos que abrange mais de 95 por cento do nosso território. Isso dá-nos conta que o município fica limitado nas suas decisões mas a responsabilidade que nos é atribuída é olhar para esse mapa e fazer as adaptações necessárias”, notou o autarca.

“Queremos continuar a ser objecto de investimento e criação de emprego, que é essencial para o concelho e captar e manter pessoas no nosso território, sobretudo jovens. E queremos captar novos talentos, é nesse trabalho que todos serão chamados a contribuir no que se espera venham a ser meses de forte debate público”, notou o novo presidente da câmara.

Existe a ambição de que 2022 seja o ano em que a comunidade comece a contactar com o novo PDM e Fernando Paulo Ferreira promete sessões públicas com as forças vivas do concelho.

O autarca explica que a classificação dos solos vai mudar com esta revisão. Deixará de existir terrenos urbanizáveis e terão de ser tomadas novas decisões sobre classificações de solo cuja potencialidade de uso será diferente do que foi anteriormente. “Nas zonas rurais as entidades que tutelam o ordenamento do território impossibilitaram a construção em pedaços de terreno inferiores a um hectare. Na Calhandriz e Cachoeiras isso trouxe grandes dificuldades, são zonas de minifúndios onde essas regras não podem ser ultrapassadas e que teremos de ver”, explicou.

Mais Notícias

    A carregar...