uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“Plástico Zero” é um projecto vencedor de uma jovem estudante de Tomar
Eva Claro (ao centro) foi uma das vencedoras da terceira edição do Orçamento Participativo Jovem Portugal

“Plástico Zero” é um projecto vencedor de uma jovem estudante de Tomar

Eva Claro venceu a terceira edição do Orçamento Participativo Jovem Portugal com o projecto “Plástico Zero”.

Eva Claro, jovem estudante natural de Tomar, foi uma das vencedoras da terceira edição do Orçamento Participativo Jovem Portugal, uma iniciativa pioneira a nível mundial que desafiou cidadãos entre os 14 e os 30 anos a apresentar projectos de investimento público com o objectivo de contribuir para uma melhor democracia.

O projecto de Eva Claro designa-se por “Plástico Zero” e baseou-se no cumprimento que os estabelecimentos de ensino devem assumir de reduzir/eliminar a utilização de plástico no recinto escolar. Objectivamente, a jovem propõe oferecer a cada aluno dos agrupamentos de escolas de Tomar e Alcanena uma garrafa de alumínio que possam encher nos dispensadores de água a adquirir para as escolas. Cada garrafa contém informação (via QR Code) com alguns conselhos para a redução diária da utilização deste material, visando a criação de hábitos sustentáveis.

Para a implementação do projecto, os municípios de Tomar e Alcanena associaram-se ao IPDJ - Instituto Português do Desporto e da Juventude, colaborando na implementação do projecto nos estabelecimentos de ensino do respectivo concelho. A parceria possibilitou a aquisição, por parte do IPDJ, com o orçamento de 30 mil euros, de cerca de seis mil garrafas de alumínio para serem distribuídas pelos alunos das escolas, assim como 25 bebedouros, dos quais Tomar recebe 15 para colocar nos agrupamentos de escolas Templários e Nuno de Santa Maria. Na segunda-feira, 20 de Dezembro, foram inaugurados os primeiros bebedouros nas escolas secundárias Santa Maria do Olival e Jácome Ratton, em Tomar, iniciativa que contou com a presença de Eva Claro, da directora regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ, Eduarda Marques, e do vice-presidente da Câmara de Tomar, Hugo Cristóvão.

“Plástico Zero” é um projecto vencedor de uma jovem estudante de Tomar

Mais Notícias

    A carregar...