uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Ponte Marechal Carmona celebra 70 anos às escuras
Ponte celebra este mês 70 anos mas as obras de fundo de que precisa só lá para 2023 na melhor das hipóteses

Ponte Marechal Carmona celebra 70 anos às escuras

Problema anda no jogo do empurra há quatro anos e só agora parece fazer-se luz para avançar, com a câmara municipal a rubricar com a Infraestruturas de Portugal um protocolo onde se compromete a também comparticipar na despesa.

A ponte Marechal Carmona de Vila Franca de Xira assinala a 30 de Dezembro os seus 70 anos mas ainda não vai ser para já que verá o seu antiquado e avariado sistema de iluminação substituído. Depois de quatro anos de avanços e recuos na relação entre a câmara municipal e a empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP), responsável pela ponte, só agora parece começar a haver luz ao fundo do túnel.

O município aprovou na última reunião pública, com os votos contra da CDU, um protocolo a celebrar com a IP tendo em vista a implementação de um novo sistema de iluminação no tabuleiro. Além de facilitar os trabalhos a câmara fica também responsável por assumir os encargos relativos ao fornecimento de energia eléctrica e manter o funcionamento do sistema no futuro. Os trabalhos incluem a substituição do antiquado sistema de iluminação de vapor de sódio por um sistema de iluminação LED.

O presidente do município, Fernando Paulo Ferreira, considera que se trata de uma oportunidade de melhorar a segurança naquela via. “A ponte tem a iluminação desligada o que causa problemas de segurança rodoviária. Este acordo é uma forma de garantir que a IP avança com a reparação”, considera.

Opinião diferente tem a vereadora Joana Bonita, da CDU, que critica a gestão socialista por estar a assumir responsabilidades que não são suas. “Não cabe à câmara resolver aquele problema. Em 2019 o vice-presidente dava nota que só se assumiria alguma responsabilidade na iluminação quando estivessem feitas as obras de fundo e não é isso que está a acontecer”, criticou. As obras na ponte, já se sabe, só deverão arrancar em 2023 na melhor das hipóteses, como O MIRANTE já tinha noticiado.

Celebrações canceladas

O agravar da situação pandémica no país obrigou o município a cancelar a cerimónia prevista para 30 de Dezembro que evocava os 70 anos da ponte. As celebrações incluíam a travessia simbólica do Rio Tejo em embarcações dos avieiros, um cortejo do Cabo da Lezíria para as ruas da cidade de Vila Franca de Xira com a participação de campinos, viaturas clássicas e a Banda do Ateneu Artístico Vilafranquense. Haverá apenas a abertura de uma exposição evocativa da ponte no museu municipal de Vila Franca de Xira, intitulada “A (re)afirmação de um elemento identitário - 70 anos da Ponte Marechal Carmona”, desenvolvida pelo museu em parceria com a Infraestruturas de Portugal. Estará patente até Outubro de 2022.

Ponte Marechal Carmona celebra 70 anos às escuras

Mais Notícias

    A carregar...