uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Proposta para apoiar despesas com medicamentos de idosos carenciados em Tomar
Francisco Tavares

Proposta para apoiar despesas com medicamentos de idosos carenciados em Tomar

Moção do CDS foi aprovada na última assembleia municipal. O objectivo é criar um “Vale Farmácia” que comparticipe a 100% despesas com medicamentos prescritos pelo SNS a todos os idosos que provem ter dificuldades financeiras.

Francisco Tavares, eleito do CDS/PP na Assembleia Municipal de Tomar, considera que os idosos que vivem em situação de carência económica comprovada e devidamente identificada pelos serviços de ação social do município e instituições particulares de solidariedade social (IPSS), devem ter acesso a um “Vale Farmácia” que comparticipe a 100% das despesas com medicamentos prescritos pelo Sistema Nacional de Saúde. A moção foi aprovada na última sessão da assembleia municipal, realizada a 21 de Dezembro. O PS e o Chega abstiveram-se.

Francisco Tavares começou por apresentar dados significativos sobre a evolução do envelhecimento demográfico no país. O índice de envelhecimento em 2000 era de 99%; em 2010 de 122%; e em 2019 de 161%. Também o índice de dependência de idosos, que relaciona o número de idosos e o número de pessoas em idade activa, aumentou continuadamente desde o início do século, passando de 24 para 34,2 em 2019.

O eleito do CDS referiu que o concelho de Tomar não é excepção à regra, pois a percentagem da população idosa aumentou cerca de 10% nas últimas duas décadas. “Se olharmos para o rácio de idosos por cada 100 jovens é ainda mais expressivo, com uma subida de 149,4 em 2001 para 293,9 em 2021”, disse.

Por estas e outras razões, o autarca considera que os idosos necessitam de uma protecção especial e reforçada para que tenham acesso a cuidados de saúde sempre que necessitam. “Actualmente, em Tomar, um dos poucos apoios existentes é o Benefício Adicional de Saúde que dá direito ao reembolso de 50% das despesas com medicamentos comparticipados. Tendo em conta que as famílias portuguesas gastam, anualmente, mais de 730 milhões de euros em medicamentos e cerca de 10% não compram medicamentos prescritos por falta de recursos, este vale é essencial para alterar esta realidade no concelho”, vincou.

Proposta para apoiar despesas com medicamentos de idosos carenciados em Tomar

Mais Notícias

    A carregar...