uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Resgatados 19 cães maltratados na Vala do Carregado

Os serviços de veterinária do município de Vila Franca de Xira resgataram 19 cães de uma casa na Vala do Carregado, que eram vítimas de maus-tratos, negligência e muitos aparentavam estar subnutridos. A retirada dos animais aconteceu depois de denúncias da comunidade. Acredita-se que vários animais foram agredidos com violência.

Os cães eram mantidos num quintal exíguo onde os dejectos não eram limpos nem eram prestados cuidados de saúde aos animais que precisavam. O dono dos cães foi notificado pelas autoridades. A fiscalização municipal actuou em parceria com o Centro de Recolha Oficial de Vila Franca de Xira e em articulação com a Direcção-Geral da Alimentação e Veterinária e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. O resgate dos animais aconteceu a 8 de Novembro.

Considerando a sobrelotação do canil municipal, Vila Franca de Xira voltou a recorrer à associação protectora dos animais “O Cantinho da Milu”, de Setúbal, que se disponibilizou para acolher e realojar 13 dos animais resgatados nas suas instalações. Para ajudar na recuperação dos animais, o município aprovou por unanimidade na última reunião pública de câmara a entrega de um apoio financeiro extraordinário de 650 euros, correspondendo a 50 euros por animal.

Esta não foi a primeira vez que o município agiu para resgatar animais que estavam numa situação de perigo. Já em Setembro oito dezenas de cães que sofriam de maus-tratos e se encontravam subnutridos e em situações de risco em dois canis ilegais situados na Póvoa de Santa Iria e Vialonga foram recolhidos pelos serviços e os proprietários notificados pelas autoridades policiais.

Mais Notícias

    A carregar...