“Transporte a Pedido” do Médio Tejo distinguido pela Comissão Europeia
Projecto venceu o prémio de “Valorização da mobilidade verde na ferrovia das regiões”
O projecto “Transporte a Pedido”, implementado em 13 municípios do Médio Tejo, venceu o prémio de “Valorização da mobilidade verde na ferrovia das regiões”, dos RegioStars, um concurso da União Europeia que premeia projectos financiados por fundos europeus. O prémio insere-se na categoria “Escolha do Público”.
Os vencedores foram anunciados a 2 de Dezembro em Bruxelas, pela Comissão Europeia, na cerimónia oficial dos RegioStars. “O dia de hoje representa um marco para a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo e para o Transporte a Pedido, pois conseguimos realizar um grande feito ao alcançarmos este prémio em tão prestigiado concurso europeu”, disse a presidente da CIM do Médio Tejo, Anabela Freitas.
De acordo com Anabela Freitas, que é também presidente da Câmara de Tomar, o projecto “Transporte a Pedido”, além de ser de mobilidade, é “também de inclusão social, amigo do ambiente e essencial para a qualidade de vida dos cidadãos”.
O projecto “Transporte a Pedido” foi criado em 2013 pela CIMT. À semelhança do transporte colectivo regular tem circuitos, paragens e horários definidos. No entanto, os serviços de transporte a pedido distinguem-se do transporte regular, porque o cliente é que desencadeia a viagem, através do seu pedido para uma central de reservas. O serviço está em operação em todos os 13 municípios do Médio Tejo, com 78 circuitos e cerca de 1.400 paragens.