uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Moradores de Alverca ganham luta contra árvores que causam problemas

Estudo de fitossanidade realizado nas árvores da Cova do Bicho, em Alverca do Ribatejo, confirma que várias árvores têm problemas e vão mesmo ter de ser cortadas já no próximo ano.

Há mesmo árvores doentes na praceta da Cova do Bicho, em Alverca, que vão ter de ser abatidas e a operação vai acontecer no próximo ano. É uma vitória para os moradores da zona que há muito pediam uma solução para as nuvens de sementes semelhantes a algodão que estavam a gerar problemas no dia-a-dia e que O MIRANTE noticiou no último Verão.
Na semana passada, em resposta ao primeiro subscritor do abaixo-assinado que reuniu mais de duas centenas de moradores da zona, a junta de freguesia confirma que o estudo encomendado pela Câmara de Vila Franca de Xira ao Laboratório de Patologia Vegetal Veríssimo de Almeida, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, já foi concluído e recebido nos serviços municipais e que, segundo o documento, alguns exemplares terão mesmo de ser substituídos. Não se sabe ainda em concreto quantas árvores têm o destino traçado mas está garantida a plantação de espécies alternativas que não causem impactos na comunidade e sejam mais adaptadas à vida urbana.
O presidente do município, Fernando Paulo Ferreira, já tinha assegurado que o estudo é que iria ditar o futuro daquelas árvores. A primeira avaliação fitossanitária das árvores realizada pelos serviços municipais em Abril já tinha detectado vários problemas nas árvores, particularmente nos choupos, e por isso foi solicitada a avaliação do seu risco de colapso sobre a via pública.
Na Cova do Bicho, tal como O MIRANTE noticiou, não havia um prédio com uma janela aberta mesmo em dias de sol intenso e até as lojas tinham dificuldade em manter as portas abertas devido ao pólen que anda pelo ar na Primavera e Verão. Os residentes garantiam não estar contra as árvores mas sim a forma como as podas têm sido feitas nos últimos cinco anos pela Câmara de Vila Franca de Xira que, lamentavam, não abrangiam as pernadas principais onde se encontram as sementes.

Mais Notícias

    A carregar...