uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Autarcas de Abrantes discutem perda de população no concelho
Perda populacional preocupa executivo da Câmara de Abrantes

Autarcas de Abrantes discutem perda de população no concelho

Oposição e maioria socialista no executivo de Abrantes utilizaram o tempo de antena na última sessão camarária para lamentar a perda de centenas de pessoas por ano no concelho.

Vítor Moura (PSD) e Vasco Damas (ALTERNATIVAcom), vereadores da oposição no executivo da Câmara de Abrantes, manifestaram na terça-feira, 9 de Janeiro, durante a primeira reunião de câmara do ano, preocupação com o abandono de famílias do concelho. O vereador social-democrata lamentou que, segundo as suas contas, saiam em média 480 pessoas por ano. “É trágico”, disse.
Vasco Damas lembrou um estudo de opinião que abrangeu jovens estudantes de Abrantes, Constância e Sardoal, que o movimento independente levou à reunião de câmara em Julho do ano passado, “no qual se aponta o grave despovoamento e envelhecimento” da população. Para o autarca o problema “deve-se à falta de empreendedorismo, investimento, emprego, carências de habitação e acessibilidades”. O vereador aponta também como factor de abandono “a falta de oferta cultural, de lazer e de entretenimento, sobretudo para a população jovem e activa”.
Manuel Valamatos, presidente da autarquia, considerou a despovoação “um assunto central”, não só para Abrantes, mas também para toda a região ribatejana e reflexo disso é a falta de mão-de-obra com que muitas empresas se têm deparado, afirmou. O autarca questionou ainda a fiabilidade da recolha feita durante os Censos, uma vez que foi realizada “em tempo de pandemia, com muitas pessoas em lares de idosos que não foram contabilizadas, muitas que vivem em Abrantes e que estão recenseadas em Lisboa e muitas pessoas que vieram do estrangeiro para aqui morar, mas que continuam a ter registos no seu país de origem”, sublinhou.

Autarcas de Abrantes discutem perda de população no concelho

Mais Notícias

    A carregar...