uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Plátanos abatidos em Torres Novas para fazer corredor pedonal
Raízes das árvores apresentavam perigos para o espaço público. fotoDR

Plátanos abatidos em Torres Novas para fazer corredor pedonal

Projecto para corredor pedonal nas ruas da cidade obrigou ao abate de árvores junto a instalações municipais. A promessa de novas árvores não acalma a indignação dos torrejanos nas redes sociais.

O município de Torres Novas revelou a necessidade de abater oito das dez árvores existentes na Rua Luís de Camões, onde se localiza o ginásio e o pavilhão municipal. Os plátanos foram retirados por questões de segurança durante as intervenções da empreitada de Mobilidade Urbana Sustentável, actualmente em curso naquela zona da cidade e que vai ser estendida até à Avenida Dr. João Martins de Azevedo.
A empreitada foi anunciada em Abril de 2022 e vai dotar a cidade de um corredor pedonal livre de obstáculos com, no mínimo, metro e meio de largura, que liga algumas das ruas mais movimentadas. Por esse motivo, como é explicado em comunicado, foi necessário proceder à escavação do talude existente na Rua Luís de Camões para a construção de um muro de suporte. Durante a intervenção foi percebido que as árvores existentes no passeio apresentavam perigo ao nível das raízes e apoios estruturais. Para não colocar em risco pessoas e bens a autarquia procedeu ao abate dos plátanos.
Nas redes sociais os torrejanos demonstraram a indignação. O bom estado das árvores, os danos causados pelas obras às mesmas e a falta de risco aparente são os principais argumentos apresentados pelos munícipes. Em resposta a vários comentários o vereador João Trindade (PS) garante que as árvores foram abatidas por questões de segurança e não por criarem constrangimentos na execução da obra. Assegura também que vão ser plantadas 14 novas árvores.

Plátanos abatidos em Torres Novas para fazer corredor pedonal

Mais Notícias

    A carregar...