uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Municípios da Águas do Ribatejo consomem em média um milhão de litros de água por hora

Empresa intermunicipal Águas do Ribatejo aderiu ao movimento “H2O – Hora de fechar a torneira” para assinalar o Dia Mundial da Água que se comemorou na quarta-feira, 22 de Março.

A Águas do Ribatejo (AR) aderiu ao movimento “H2O – Hora de fechar a torneira” numa acção promovida pela Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental cujas acções estão alinhadas com os objectivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas. O desafio era fechar a torneira durante 60 minutos entre as 22h00 e as 23h00 de quarta-feira, 22 de Março, data em que se assinalou o Dia Mundial da Água.
A AR refere que com esse tipo de acção é possível aferir a quantidade de água que gastamos num curto espaço de tempo e também perceber o valor da água num cenário em que a torneira seque. Nos município abrangidos pela AR (Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas) regista-se um consumo médio de cerca de um milhão de litros de água por hora, segundo a empresa.
“Num tempo particularmente sensível devido à condição de seca extrema, que abrange grande parte do território nacional, e reconhecendo o relevo da iniciativa, a AR associa-se, uma vez mais, a esta acção e encoraja os clientes, população, entidades públicas e privadas a participar e divulgar a iniciativa como contributo para um futuro sustentável”, referiu a empresa intermunicipal em nota de imprensa.
A campanha tem como embaixadores artistas, investigadores, empresários, apresentadores de televisão nomeadamente Tony Carreira, Ricardo Quaresma, Carlos Carvalhal, Padre Vítor Melícias, Ana Bacalhau, entre outros. A terceira edição do movimento incentiva a mudança de comportamentos e apela a uma consciencialização sobre o uso correcto e eficiente do bem finito que é a água incitando à sua protecção e preservação no quotidiano.

Mais Notícias

    A carregar...