uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Casa mortuária de Benavente é para avançar mesmo sem localização consensual

A Câmara de Benavente aceitou a sugestão da Junta de Benavente e vai avançar para o projecto da futura casa mortuária, a ser construída junto ao actual cemitério.

A Câmara Municipal de Benavente aceitou a proposta da junta de freguesia para construir a casa mortuária de Benavente junto à entrada do cemitério da vila. A localização “levanta dúvidas” ao presidente do município, Carlos Coutinho, mas a câmara decidiu avançar com o projecto para avaliar se a localização é ou não viável.
Sónia Ferreira, vereadora do PSD, diz ter apenas conhecimento “do boneco” que foi apresentado informalmente por Carlos Coutinho, em Agosto do ano passado. A eleita recordou, em reunião do executivo, que a câmara comprou um terreno contíguo ao cemitério de Benavente destinado a construir a casa mortuária e a ampliar o cemitério, mas essa localização não foi aceite pela Junta de Freguesia de Benavente, assim como outras opções propostas pelo município.
A Junta de Benavente, presidida pro Inês Correia, tem defendido que a melhor localização para a casa mortuária é em frente ao cemitério. Em reunião do executivo municipal a vereadora do Chega também disse estar contra a proposta de localização sugerida pela junta. Milene Monteiro defendeu que deviam ser agendadas visitas aos locais onde poderia ser construída a futura casa mortuária, até para os vereadores terem melhor percepção da realidade.
O impasse da casa mortuária já dura desde 2018. Primeiro com a intenção do município em realizar obras de ampliação e melhorias na casa mortuária da Igreja Matriz de Benavente, em parceria com a Fábrica da Igreja, entidade que a gere. Este projecto acabou por nunca avançar, tendo sido interrompido por uma queixa no Ministério Público devido a suspeitas de ilegalidade relacionadas com a desafectação de uma parcela de terreno de domínio público municipal para o domínio privado da Fábrica da Igreja. O tribunal acabou por arquivar o processo mas as obras nunca aconteceram.
Agora a maioria CDU/PS na Câmara de Benavente decidiu avançar para o projecto de construção da casa mortuária, por forma a avaliar a localização defendida pela Junta de Freguesia de Benavente. A obra vai ser paga pela câmara.

Mais Notícias

    A carregar...