uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Projecto-piloto no Centro Hospitalar do Médio Tejo na área da segurança transfusional

Centro Hospitalar do Médio Tejo tem em curso um projecto na área da segurança transfusional com recurso a tecnologia RFID. Objectivo é melhorar os cuidados prestados aos utentes.

Desde Outubro de 2022 que o Serviço de Imuno-Hemoterapia (SIH) do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) tem em curso um projecto-piloto para a implementação de uma solução informática que recorre à tecnologia RFID (identificação por radiofrequência) para automatizar a recolha de informação em diversos domínios do trabalho que desenvolve.
Nesta fase estão inseridos os seguintes processos; transporte e recepção de unidades de sangue total colhido a dadores na Unidade de Abrantes e envio e recepção de concentrados de eritrócitos entre as Unidades de Torres Novas e Abrantes; processamento do sangue total, nomeadamente a centrifugação que é realizada no SIH em Torres Novas; segurança transfusional, mais concretamente aos doentes do Serviço de Ortopedia 1 e nos procedimentos de rotina do SIH para o serviço.
A utilização da tecnologia por radiofrequência permite responder à necessidade de uma maior informatização de vários procedimentos. Dados que anteriormente eram inseridos manualmente são agora recolhidos recorrendo a um conjunto de chips e leitores scan, automatizando procedimentos, diminuindo a carga burocrática e facilitando a rastreabilidade da informação. “A tecnologia desempenha um papel cada vez mais importante e tem como objectivo final melhorar o serviço prestado aos utentes”, refere o CHMT em comunicado.

Mais Notícias

    A carregar...