uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Ruído do trânsito na circular urbana de Santarém continua a incomodar

O ruído causado pelo tráfego rodoviário na circular urbana D. Luís, em Santarém, perturba há muitos anos o descanso dos moradores das urbanizações mais próximas daquela via rápida com quatro faixas, também conhecida como Rua O. A via é da responsabilidade da empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP) e o presidente da Câmara de Santarém refere que tem contactado essa entidade no sentido de mitigar o problema, colocando barreiras acústicas nas zonas mais sensíveis nomeadamente junto à urbanização da Quinta do Mergulhão.
Na última sessão da Assembleia Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves referiu que em Janeiro último contactaram a IP sobre essa matéria, referindo que o assunto já é objecto de preocupação há muitos anos. O autarca disse que o município não se pode substituir à IP para tomar medidas sem haver um protocolo para o efeito, que a autarquia já propôs.
O tema foi levantado pela eleita da CDU, Rita Correia, que recordou que o problema se arrasta há mais de 17 anos e sente-se de forma mais intensa junto à urbanização do Mergulhão. Daí ter solicitado à Câmara de Santarém que diligencie junto da Infraestruturas de Portugal com vista à resolução dessa situação.
O PCP também tomou posição na semana passada, lembrando que, em 2003, a então Direcção de Estradas do Distrito de Santarém prometeu tomar medidas e que, em 2016, o grupo parlamentar do PCP na Assembleia da República questionou o Governo sobre o assunto. Como “nada aconteceu” o PCP volta a perguntar “quando tencionam o Governo e a Infraestruturas de Portugal garantir o isolamento sonoro na circular urbana da cidade de Santarém, no troço junto à Quinta do Mergulhão?”.

Mais Notícias

    A carregar...