uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Santarém festeja o 25 de Abril com olhos no financiamento do MAVU
Programa de comemorações foi apresentado na antiga porta de armas da Escola Prática de Cavalaria

Santarém festeja o 25 de Abril com olhos no financiamento do MAVU

Município de Santarém volta a apresentar um programa vasto e eclético para comemorar a Revolução dos Cravos. O presidente da câmara quer aproveitar as celebrações para pedir apoio do Governo para construir o Museu de Abril e dos Valores Universais.

A Câmara de Santarém quer aproveitar as comemorações do 25 de Abril deste ano no concelho para sensibilizar o Governo para a necessidade de apoiar financeiramente a concretização do Museu de Abril e dos Valores Universais (MAVU), que o município quer implantar no complexo da antiga Escola Prática de Cavalaria (EPC) e que tem um custo estimado que ronda os oito milhões de euros. A intenção foi deixada pelo presidente da autarquia, Ricardo Gonçalves, durante a apresentação do programa comemorativo da Revolução dos Cravos, que decorreu na antiga porta de armas da EPC, onde o autarca frisou que municípios como os de Peniche e Castelo de Vide contaram com apoios para projectos semelhantes ligados à história do combate à ditadura e aos valores da liberdade.
Ricardo Gonçalves lembrou que a Câmara de Santarém chegou a propor ao Presidente da República que Santarém fosse a sede das comemorações nacionais dos 50 anos do 25 de Abril, em 2024, mas tal não vai acontecer, já que as celebrações não vão ter uma cidade sede. No entanto, segundo terá garantido o ministro da Cultura, Santarém estará entre os locais com “actividades marcantes” e o autarca promete, para o ano, “eventos fantásticos e grandes surpresas”, garantindo que a cidade será “um dos palcos principais” do cinquentenário da revolução.
Este ano o programa começa a 31 de Março (21h30) com um concerto da cantora galega Uxía e João Afonso, no Teatro Sá da Bandeira, que celebra também os 11 anos da Associação José Afonso Santarém. Na noite de 1 de Abril, na mesma sala e à mesma hora, é a vez de Vitorino subir ao palco para brindar o público com as suas populares canções.
Música, cinema, teatro, artes plásticas, desfiles debates e conferências fazem parte de um programa vasto e diversificado que se estende até dia 6 de Maio e que passa também por todas as freguesias do concelho. O habitual concerto de 24 de Abril tem este ano como protagonista o cantor e músico António Zambujo e vai decorrer no grande auditório do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA).
No dia 25 de Abril decorre a habitual cerimónia junto à estátua evocativa do Capitão Salgueiro Maia, no Jardim dos Cravos, pelas 11h30, seguindo-se o tradicional almoço comemorativo na antiga EPC e o Encontro de Coros na Igreja da Graça /(17h30). Ao longo do dia há múltiplas actividades no Jardim da República e à tarde, pelas 16h45, parte desse local o Desfile da Liberdade.

Santarém festeja o 25 de Abril com olhos no financiamento do MAVU

Mais Notícias

    A carregar...