Concelho de Vila Franca de Xira fica de fora da nova linha violeta do Metro
Empreitada de 390 milhões de euros provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência vai ficar concluída até ao final de 2026 e deixa Vila Franca de Xira a ver passar o metropolitano. Autarcas contestam e exigem revisão urgente do projecto.
Os eleitos municipais de Vila Franca de Xira não se conformam com a recente proposta apresentada para expansão da linha do metro até Loures, que deixa de fora o concelho ribatejano e por isso exigiram na última semana que o projecto seja revisto. Numa moção apresentada pela coligação Nova Geração (PSD/PPM/MPT) em assembleia municipal, e aprovada por maioria com a abstenção da independente Diana Neves, os eleitos solicitam à câmara municipal que faça os esforços necessários junto do Metropolitano de Lisboa, Ministério do Ambiente, Ministério das Infraestruturas e demais entidades competentes para que o projecto seja revisto e possa contemplar também uma ligação a Vialonga, a única freguesia do concelho de VFX sem ligação à via férrea.
Com o projecto actual que termina na zona do Loureshopping bastaria uma ligação de nove quilómetros para unir o Cabo de Vialonga à nova linha violeta do metropolitano de Lisboa, uma empreitada de 390 milhões de euros provenientes de fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e que deve ficar concluída até final de 2026. “Não se nos afigura lógico que a futura linha violeta do metro não contemple uma ligação ao nosso concelho. Ficarmos de fora deste projecto não resolve os problemas de mobilidade e perpetua o atraso do nosso concelho face aos demais em proporcionar uma melhor qualidade de vida e atracção de investimento”, lê-se na proposta.
A coligação Nova Geração lembra na moção que a estação terminal que é projectada para a linha violeta dista pouco mais de seis quilómetros do lugar do Quintanilho, já na freguesia de Vialonga e pouco mais de 9 km se ligasse ao Cabo de Vialonga, que fica muito perto do MARL - Mercado Abastecedor da Região de Lisboa, - “um importantíssimo pólo económico” para os concelhos de Vila Franca de Xira e Loures.
A nova linha de metro ligará o concelho de Loures - desde a zona do Loureshopping e Hospital Beatriz Ângelo - a Odivelas num percurso de 13 quilómetros e será explorada e gerida pelo Metropolitano de Lisboa. O concurso público para a adjudicação do contrato de concepção e construção daquele que será o prolongamento da linha amarela vai ser lançado nos próximos meses, segundo a empresa.
A nova linha de metro servirá o concelho de Loures, com 11 estações nas freguesias de Loures, Santo António dos Cavaleiros e Frielas, e o concelho de Odivelas, com oito estações, na Póvoa de Santo Adrião e Olival de Basto, Odivelas, Ramada e Caneças. A linha será maioritariamente à superfície e terá apenas três estações subterrâneas e três em trincheira.