uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Festa dos Tabuleiros vista por Nini Ferreira na Biblioteca de Tomar
Vereadora Filipa Fernandes (à direita) esteve presente na inauguração da exposição. Foto CMT

Festa dos Tabuleiros vista por Nini Ferreira na Biblioteca de Tomar

Para assinalar os 25 anos da morte de Nini Ferreira, figura incontornável de Tomar, a biblioteca municipal inaugurou uma exposição sobre a Festa dos Tabuleiros a partir do seu espólio.

Foi inaugurada na manhã de segunda-feira, 5 de Maio, a exposição “A Festa dos Tabuleiros sob o olhar de Nini Ferreira” na Biblioteca Municipal de Tomar. Figura incontornável na defesa do rio Nabão e das tradições tomarenses, Fernando de Araújo Ferreira (Nini Ferreira) foi uma das personalidades mais importantes na fixação das regras que regem a participação nos cortejos da festa maior do concelho.
A exposição tem como objectivo destacar o certame, assim como evocar Nini Ferreira nos 25 anos da sua morte. Nascido em Tomar a 29 de outubro de 1912, Nini Ferreira faleceu na cidade templária a 6 de Novembro de 1998. Farmacêutico de profissão deixou uma marca importante na vida de Tomar ao longo do séc. XX, onde foi ecologista, escritor, jornalista e poeta. Os seus escritos são indispensáveis para se conhecer a História e as tradições de Tomar.
A exposição foi criada a partir do espólio do autor, de que a biblioteca municipal é guardiã, permitindo um olhar bem documentado sobre a forma como a Festa dos Tabuleiros e a sua percepção pública foram evoluindo ao longo do século passado, criando condições para que hoje possa estar classificada como Património Cultural Imaterial de Portugal. A exposição está patente no átrio da biblioteca até ao final do mês de Agosto.

Festa dos Tabuleiros vista por Nini Ferreira na Biblioteca de Tomar

Mais Notícias

    A carregar...