Santuário de Fátima cria centro de escuta para quem vive momentos difíceis
O Santuário de Fátima disponibiliza desde 17 de Junho um centro de escuta activa para acolher pessoas que atravessem momentos difíceis como doenças, solidão, conflitos familiares ou crises de fé. O Centro de Escuta Lúcia de Jesus, que estará instalado no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, vai estar aberto a crentes e não crentes “que precisem de uma escuta activa”, segundo informação disponibilizada na página do Santuário de Fátima na Internet.
O espaço destina-se a “acolher todas as pessoas que estejam a atravessar um momento mais difícil, causado pela doença, solidão, medo, luto, angústia, ressentimento, dificuldades de aceitação pessoal, (…) conflitos ou roturas familiares, relações problemáticas com os outros, problemas laborais, crises de fé”, entre outras questões. O Centro de Escuta Lúcia de Jesus funcionará às terças e quintas-feiras, das 14h00 às 18h00, e ao fim-de-semana, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Inês Vasconcelos, religiosa da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, e que foi assistente espiritual nos Hospitais da Universidade de Coimbra durante 15 anos, é a responsável pelo Centro de Escuta, cuja equipa integra 32 membros das áreas da Psicologia, Comunicação, Turismo, Ensino, Teologia, Medicina, Enfermagem e Direito. “O maior desafio é acolher com misericórdia. Independentemente de tudo o que possa vir, de tudo o que possamos escutar, é importante acolher com misericórdia tomando como exemplo Jesus”, explica a responsável, citada na página do Santuário na Internet.
Segundo Inês Vasconcelos, o Centro de Escuta não é um gabinete de psicologia nem de psicoterapia, mas terá “a obrigação de acolher e de orientar tendo sempre presente que a espiritualidade não cura doenças: o âmbito da fé é fundamental, rezar dá força e aumenta a esperança, mas se a pessoa está doente tem de ser tratada por alguém competente”.