Operações com cartões estrangeiros subiram 40% em Santarém, Lisboa e Setúbal durante JMJ
O número de transacções com cartões bancários estrangeiros subiu acentuadamente na primeira semana de Agosto nos distritos com maior número de peregrinos no âmbito da Jornada Mundial da Juventude.
As operações com cartões estrangeiros subiram 40% nos distritos de Santarém, Lisboa e Setúbal durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Com base nos dados SIBS Analytics, durante o período em que decorreu a JMJ, entre 1 e 6 de Agosto, “o número de transacções com cartões estrangeiros nos distritos com maior número de peregrinos – Lisboa, Setúbal e Santarém – registou um crescimento de 40% face ao período homólogo”, lê-se no comunicado enviado pela SIBS. Já a nível nacional, “esse crescimento foi de 21%”.
De acordo com a entidade, “no total de transacções – cartões estrangeiros e nacionais – o SIBS Analytics registou, durante o período em análise, um crescimento de 8% no número de transacções a nível nacional, e de 10% nos distritos supra referidos”. Relativamente ao valor das transacções, “apesar da variação ser similar tanto a nível global quanto nos distritos, em termos de cartões estrangeiros, este registou um crescimento de 8% a nível nacional e de 13% nos distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém”.
No ‘top 5’ dos países em que o número de transacções com cartões estrangeiros mais cresceu nos distritos referidos, comparativamente ao período homólogo, destaque para o México (+551%), Polónia (+219%), Austrália (+204%), Brasil (+92%) e Itália (+91%). “No entanto, em valor absoluto, França, Espanha, EUA, Reino Unido e Itália foram, por esta ordem, os cinco países que mais transacções fizeram durante o período em análise”, refere a SIBS, adiantando que “a variação no número de transacções considerou os países com maior expressão no total de operações”.
A JMJ, que decorreu entre 1 e 6 de Agosto, teve participação de cerca de 1,5 milhões de pessoas nos vários eventos que decorreram no Parque Eduardo VII, na zona de Belém e no Parque Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.