uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Nascimento de Maria Lamas assinalado com livro em Torres Novas

Comemorações dos 130 anos do nascimento da escritora e jornalista que se destacou na luta pelos direitos das mulheres acontecem a 7 de Outubro na biblioteca da cidade.

Os 130 anos do nascimento de Maria Lamas vão ser assinalados em Torres Novas, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, no sábado, 7 de Outubro, com a apresentação do livro “Mulheres do Meu País - Século XXI” e o debate “As mulheres e a literatura”.
As comemorações têm início às 17h00 com a apresentação do livro de Cidália Vargas Pecegueiro, com fotografias de M. Margarida Pereira-Müller, e que é inspirado na obra homónima de Maria Lamas, publicada entre 1948 e 1950, na qual é retratada a condição feminina à época e a afirmação das mulheres como pilares não só da família, mas também da economia do país. Na obra são retratadas 31 mulheres que representam, na actualidade, a diversidade de mulheres portuguesas no século XXI. Após a apresentação tem início, pelas 17h30, o debate com as escritoras Dulce Maria Cardoso e Filipa Martins, e moderação da jornalista Isabel Lucas. Maria Lamas, considerada uma das mulheres mais marcantes do século XX, nasceu a 6 de Outubro de 1893, em Torres Novas. Foi jornalista, escritora, tradutora, editora, organizou exposições e participou em muitas organizações e movimentos políticos e associativos. Foi presa três vezes pela PIDE, esteve exilada no Funchal e em Paris, onde assistiu às manifestações de Maio de 1968.

Mais Notícias

    A carregar...