Segundo comandante dos Bombeiros de Benavente demite-se após abertura de procedimento disciplinar
Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Benavente esclareceu que tinha deliberado suspender preventivamente o bombeiro Augusto João na sequência de uma denúncia de uma funcionária da associação.
A Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Benavente (AHBVB) confirmou, através de uma nota de esclarecimento, que abriu um procedimento disciplinar ao segundo comandante da corporação, Augusto João, conhecido por “Lisboa”. A associação deliberou suspender preventivamente o bombeiro na sequência do processo, mas a sanção não chegou a ser aplicada porque o bombeiro apresentou a demissão no dia 9 de Fevereiro.
“Tendo sido reportada à AHBVB a alegada prática, pelo segundo comandante, de comportamentos susceptíveis de constituir infracção disciplinar, foi dado início a um inquérito interno destinado a apurar a veracidade dos factos denunciados”, refere a nota. A O MIRANTE ninguém da corporação quis falar sobre os motivos que levaram ao processo disciplinar a Augusto João e alegam sigilo da pessoa que fez a queixa. Motivos do foro pessoal estão na origem do pedido de demissão do segundo comandante.
A associação humanitária explica na nota de esclarecimento que “no processo de averiguações foram apresentados elementos capazes de sustentar a denúncia efectuada pelo que, considerando a gravidade dos factos, decidiu a direcção desencadear procedimento disciplinar contra o segundo comandante (…)”.
O MIRANTE sabe que a denúncia em causa foi feita por uma funcionária da associação. A queixa foi remetida ao Ministério Público e segue agora os trâmites legais. Augusto João, 52 anos, é bombeiro há 35 anos. O MIRANTE tentou chegar à fala com o bombeiro demissionário mas sem sucesso.