Ricardo Oliveira anuncia candidatura à presidência do PSD de Santarém
Decisão de Ricardo Oliveira, ex-autarca de Benavente que é deputado na Assembleia da República, surge como resposta a um apelo de vários militantes e amigos do distrito.
Ricardo Oliveira, ex-autarca no concelho de Benavente e actualmente deputado na Assembleia da República, anunciou a sua candidatura à presidência da Comissão Política Distrital (CPD) do PSD de Santarém, nas eleições marcadas para o próximo dia 6 de Setembro. Num comunicado dirigido aos militantes, Ricardo Oliveira expressou o seu “elevado sentido de responsabilidade e compromisso” com a candidatura, destacando a sua longa trajectória de serviço público e dedicação à causa social-democrata. “Acredito que chegou o momento de contribuir de forma ainda mais activa para o futuro do nosso partido e da nossa região”, afirmou.
Com uma vasta experiência em diversas funções a nível local, regional e nacional, Ricardo Oliveira sublinhou o conhecimento profundo que adquiriu sobre os desafios e oportunidades que se apresentam ao distrito de Santarém. Entre os cargos desempenhados, destacou o papel de presidente de junta, vereador, membro da Assembleia Municipal de Benavente, dirigente do PSD, membro de várias associações desportivas e recreativas, Adjunto do Secretário de Estado da Agricultura, e, actualmente, deputado.
A sua visão para o PSD Distrital de Santarém assenta em três pilares fundamentais: o fortalecimento das estruturas locais do partido, a renovação e inovação dentro da organização, e a promoção da coesão social e territorial. Para as autárquicas de 2025, Ricardo Oliveira promete apresentar os melhores quadros do PSD nos 21 municípios do distrito, com projectos políticos “sérios e adequados a cada realidade local”. Ricardo Oliveira reforçou que, com o apoio dos militantes, será possível construir “um PSD mais forte, preparado para os desafios governativos do presente e do futuro”. A candidatura conta com o apoio de várias secções do partido, incluindo a JSD, os TSD e dirigentes distritais.
Uma tarefa difícil pela frente
Caso a candidatura de Ricardo Oliveira ganhe, o político de Benavente não vai ter uma tarefa fácil pela frente. A realidade, que está à vista de todos, é que o PSD corre o risco de desaparecer no distrito de Santarém a nível autárquico. Ricardo Oliveira, caso seja eleito, vai substituir João Moura, o actual secretário de Estado que também é presidente da Assembleia Municipal de Ourém, e que não deixa boas memórias no seio do partido. O seu trabalho, ao longo de mais de quatro mandatos, tem deixado muito a desejar e a sua imagem como líder político foi caindo com o passar dos anos. Na região João Moura é mais reconhecido pela sua ligação ao sector empresarial do que à política.