Arruda dos Vinhos livra-se do velho autocarro que ocupava a rotunda da A10
Câmara de Arruda dos Vinhos decidiu retirar o autocarro que ornamentava uma rotunda na vila, em homenagem às tertúlias móveis do concelho. O projecto nunca foi consensual e motivou várias queixas ao longo dos anos.
O velho e degradado autocarro que estava colocado no centro da rotunda que liga a Estrada Nacional 248-3 à Auto-Estrada 10 (A10) em Arruda dos Vinhos, há muito contestado pela população, foi removido e não vai voltar a ser posto no local. Depois de vários anos a ser alvo de vandalismo e queixas da comunidade - que considerava até que a sua presença transformava a rotunda numa sucata - o executivo camarário liderado por Carlos Alves (PS) decidiu, poucos dias antes do arranque das festas da vila, remodelar toda a rotunda e dar-lhe mais dignidade. E, para o fazer, removeu o velho autocarro.
A decisão de colocar um autocarro no centro da rotunda, em 2018, nunca gerou consenso entre a comunidade, com muitos a criticar a decisão e outros a considerar que até colocava em risco a segurança rodoviária, em particular nos dias de chuva ou nevoeiro, confundindo os condutores. Depois de vários anos de queixas e críticas dos moradores de Arruda dos Vinhos, o executivo municipal decidiu remover o autocarro - que aludia à tradição das tertúlias móveis em autocarros de Arruda dos Vinhos - e a rotunda vai ser embelezada com mastros contendo as bandeiras das 15 tertúlias que hoje têm actividade.
“Decidimos retirar todas as peças que lá estavam porque nunca foram do agrado de quem idealizou o espaço. O autocarro era pouco consensual, não ficou dentro do que era expectável e era alvo de algumas críticas. Nós próprios não estávamos satisfeitos com aquela solução”, reconhece Carlos Alves, presidente do município, a O MIRANTE.
O autarca diz que a rotunda continuará a ser um espaço de homenagem às tertúlias da vila, mas que essa homenagem passa a ser feita através de 15 mastros contendo as bandeiras das tertúlias e uma placa alusiva à sua história e tradições. “Havia realmente linhas vermelhas na anterior ideia do autocarro, incluindo a segurança rodoviária e decidimos retirá-lo. Mas vamos preservar a homenagem às tertúlias que foi a nossa intenção inicial do espaço”, explica o autarca, considerando que a nova solução dá maior dignidade ao espaço e às tertúlias homenageadas. A inauguração das obras está agendada para 14 de Agosto, o dia dedicado às tertúlias nas festas de Nossa Senhora da Salvação, que decorrem até 18 de Agosto.
Uma ideia sem consenso
A ideia de colocar um autocarro no centro de uma rotunda nunca caiu bem na generalidade da comunidade. O projecto, recorde-se, ganhou forma em 2018 quando o município decidiu candidatar as tertúlias móveis da vila a património imaterial nacional, tendo inaugurado a intervenção na rotunda nas festas desse ano. A peça incluía, além de vários figurinos, um autocarro velho, com os vidros removidos e com os nomes das tertúlias pintados nas laterais. A ideia era homenagear as tertúlias móveis, que são uma tradição peculiar de Arruda dos Vinhos. Funcionam, todas elas, em antigos autocarros recuperados e adaptados para o efeito. Começou tudo em 1979 e, desde então, a tradição não tem parado de crescer, agregando hoje mais de 1.500 pessoas nessas tertúlias.