CDU em Alenquer critica falta de investimento na rede de água
Vereador da CDU considera que a Câmara de Alenquer deve alocar verbas para fazer face à substituição da rede de abastecimento de água e sublinha o número elevado de roturas nas condutas.
O vereador da CDU na Câmara de Alenquer, Ernesto Ferreira, criticou o desinvestimento na rede pública de água e sublinhou o número elevado de roturas em condutas do concelho, que constam no relatório da Águas de Alenquer. “A câmara, sendo dona da rede, é responsável pela sua renovação. No mínimo, espero que no próximo orçamento haja uma verba para se começar a trabalhar no regresso da gestão da água e recolha de resíduos sólidos urbanos para a posse do município, para quando acabar o contrato com a Águas de Alenquer”, reivindicou.
O presidente do município, Pedro Folgado (PS), diz que o executivo não tem capacidade orçamental para fazer todas as renovações na rede ao mesmo tempo, referindo que quando são feitas obras no asfalto a canalização é substituída. No mesmo sentido pronunciou-se o vice-presidente, Tiago Pedro, revelando que há locais mais críticos que outros e que as obras são feitas de acordo com a capacidade financeira.
Ernesto Ferreira questionou ainda o motivo do atraso no reforço da iluminação no concelho, nomeadamente no Largo Damião de Góis e Largo Luís de Camões, na freguesia de Abrigada. “Temos renovado a iluminação nessa zona em conjunto com a E-redes e mais duas empresas mas não temos capacidade de fazer uma grande reforma. Vai aos poucos”, disse Tiago Pedro.