Violador de rapariga de 15 anos em VFX vai aguardar julgamento na prisão
Adolescente fugiu de uma instituição de acolhimento e acabou violada por um homem que lhe ofereceu cama e comida na barraca onde vivia. Esteve preso por violência doméstica e saiu há apenas oito meses.
Um homem de 46 anos, que vive em situação de sem-abrigo no concelho de Vila Franca de Xira, está fortemente indiciado por ter cometido um crime de violação agravado sobre uma adolescente de 15 anos que estava numa situação vulnerável. Acabou detido pela Polícia Judiciária (PJ) na sexta-feira, 16 de Maio.
Segundo a PJ, a menor encontrava-se em fuga de uma instituição de acolhimento onde estava institucionalizada por ordem da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens e estava a tentar regressar a casa de familiares. Acabou por conhecer o suspeito nas ruas, que lhe ofereceu comida e guarida no barracão que este ocupa no concelho de Vila Franca de Xira. Os factos, diz a PJ, ocorreram na sequência de consumo de estupefacientes por parte do agressor, vindo este a recorrer à violência física para consumar a violação da menor.
A menina conseguiu fugir da barraca e pedir ajuda na via pública aos gritos, até alguém ter presenciado a cena e chamado de imediato as autoridades policiais. Acabou por ser encaminhada para o Hospital Vila Franca de Xira para avaliação e acompanhamento e a PJ foi chamada pela Polícia de Segurança Pública. “Realizadas as diligências investigatórias urgentes, com o apoio do Laboratório de Polícia Científica da PJ, procedeu-se à detenção do suspeito seis horas após a ocorrência dos factos”, confirma a Judiciária.
Fonte policial diz que o violador tem antecedentes criminais por tráfico de estupefacientes, violência doméstica, desobediência, furto e outros dois crimes de violação no passado, já tendo mesmo cumprido pena de prisão por violência doméstica. Estava em liberdade há apenas oito meses e agora vai aguardar julgamento em prisão preventiva.