uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Faleceu António Miguel, fundador do jornal digital EntroncamentoOnline
António Miguel, fundador do EntroncamentoOnline - foto DR

Faleceu António Miguel, fundador do jornal digital EntroncamentoOnline

Apaixonado pela comunicação, esteve ligado ao surgimento do jornal semanal Notícias do Entroncamento (já extinto) e fundou em Setembro de 2001 o EOL.

Faleceu a 27 de Julho, domingo, António Miguel, que esteve ligado ao surgimento do jornal semanal Notícias do Entroncamento (já extinto) e fundou, em Setembro de 2001, o site de informação EntroncamentoOnline, mais tarde registado como jornal digital. Completava 68 anos no dia 1 de Agosto e sofria, há alguns anos, de uma doença incapacitante.
Tinha-se despedido dos leitores do jornal a 1 de Julho de 2024, explicando que, apesar da sua vontade, a doença não lhe permitia continuar a dirigir a publicação. “O facto de não conseguirmos ser autónomos, de não conseguirmos fazer uma reportagem, sozinhos, está a mexer connosco, por isso chegou a hora de irmos embora e deixarmos o lugar para outro (Ricardo Alves assumiu desde então a direcção). O meu muito obrigado a todos aqueles(as) que gostavam do que escrevia tendo em conta sempre ‘a notícia pela notícia’”.
António Miguel Nunes da Silva, bancário de profissão, era um entusiasta da informação local e regional, daí a sua ligação à criação dos dois jornais da cidade onde residia. Nunca foi jornalista ou colaborador da imprensa regional. Dizia aos amigos que não sabia escrever para jornais, embora tenha escrito alguma informação, preferindo criar espaços para outros o fazerem. No EntroncamentoOnline foi incansável na busca de colaboradores e nos convites feitos a pessoas com relevância local para ali publicarem textos de opinião.
Numa entrevista a O MIRANTE, publicada em 28 de Agosto de 2003, para ilustrar o gosto que tinha em informar, disse que iniciou o EntroncamentoOnline após a compra de um livro, por cinco euros, que ensinava a construir sites. “Dá-me gozo saber que se acontecer aqui alguma coisa eu daqui a cinco minutos ou dez, quando chegar a casa, posso pôr a notícia no ar. Vou lutar para que isso não acabe”, sublinhava. Na altura era visto em quase todos os acontecimentos e ocorrências na cidade, com as suas máquinas fotográficas a tiracolo.

Faleceu António Miguel, fundador do jornal digital EntroncamentoOnline

Mais Notícias

    A carregar...