uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Gostam de lutar mas no fim o que conta é a amizade e o convívio

Gostam de lutar mas no fim o que conta é a amizade e o convívio

Amantes do wrestling e das artes marciais competiram no sábado em Alcanena

Vieram de vários pontos do país, como Porto e Bragança, e foram 44 os praticantes de vários clubes de wrestling e artes marciais que estiveram no sábado, 28 de Maio, em Alcanena no Pavilhão Municipal Carlos Calado a competir na Liga Last Warriors Fighting Championship. Um torneio aberto ao público com combates na vertente MMA (artes marciais mistas) e Submission (wrestling, lutas de submissão).
E desengane-se quem pensa que estas actividades são só para homens de barba rija. Mariana Rosa, 14 anos, refuta essa ideia e não lhe acha grande piada. Sempre gostou de lutas e por isso decidiu inscrever-se há um ano na modalidade, que pratica no Entroncamento. Os amigos e a família apoiam-na e já não acham estranho o seu gosto pelas lutas. “Dizem que sou uma guerreira”, conta. Gosta do convívio da academia e gostava de continuar a lutar no futuro.
Esta competição foi organizada pela Associação Rico Duelo, com sede em Vila Moreira. José Alcaravela é o presidente desta associação que treina atletas dos 4 aos 80 anos de idade nas modalidades de Kempo Chinês, jiu jitsu e MMA. Para além de Vila Moreira tem também escolas no Entroncamento e Torres Novas. José Alcaravela, com os seus 65 anos, ainda pratica o Kempo Chinês, auto-defesa. É uma modalidade que está a crescer em número de participantes, cativa uma faixa etária jovem e tal como Mariana Rosa há muitas mais raparigas e mulheres a praticá-la.
José Alcaravela considera muito importante que os miúdos hoje em dia se saibam defender: “Quando praticamos uma arte marcial, contrariamente ao que muita gente pensa, não somos violentos, a arte marcial é para aprender a defender-nos”. Para além disso, conta o dirigente, tem um papel muito importante na diminuição de comportamentos de risco entre os jovens. “É um valor que nós queremos incutir e dar aos miúdos, saber estar em grupo e em convívio”, diz José Alcaravela.
Ivo Furtado é o treinador da associação. Pratica MMA a nível profissional para além de ser professor de Kempo Chinês. Diz que o que cativa os praticantes destas modalidades é a sua imprevisibilidade: “Nunca sabemos quem vai ganhar. E até o mais bem preparado pode perder, é um jogo que não é travado, é sempre contínuo”. É um desporto exigente mas que o técnico considera importante pois transmite valores como a humildade. “Muitas vezes pensamos que somos os melhores e depois lá dentro perdemos e temos que dar o valor”, finaliza.
A Associação Rico Duelo irá organizar em Julho uma competição internacional em Alcanena onde espera receber cerca de 4000 atletas.

Gostam de lutar mas no fim o que conta é a amizade e o convívio

Mais Notícias

    A carregar...