uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Treinador de orientação da Golegã faz sucesso na Noruega

Treinador de orientação da Golegã faz sucesso na Noruega

Bruno Nazário foi seleccionador nacional de orientação durante dez anos, até ir à procura de novos desafios. Na Noruega encontrou condições para se dedicar à modalidade a tempo inteiro e o seu trabalho já vai dando frutos. A habituação tem decorrido com normalidade, mas as saudades da família custam a suportar.

Há algum tempo atrás Bruno Nazário, 36 anos, estaria longe de pensar trocar a lezíria ribatejana pelas florestas da Noruega para treinar um dos melhores clubes da modalidade de orientação daquele país nórdico. Partiu há três meses e na Golegã deixou a família e os amigos. Encontra no gosto pelo que faz e no empenho dos seus atletas a força e motivação para ultrapassar as dificuldades e as saudades.
Bruno é professor de Educação Física e começou a praticar orientação desde novo na escola, interessando-se logo pela modalidade que dava os primeiros passos no nosso país. Chegou a representar Portugal em campeonatos do mundo de desporto escolar e competiu depois no CLAC - Clube de Lazer Aventura e Competição do Entroncamento, tendo participado em dois Campeonatos do Mundo de Juniores e numa Taça do Mundo de Seniores.
Mais tarde passou a representar o Ori-Estarreja e foi aí que conheceu a sua esposa, também ela atleta de orientação, que é natural dessa localidade próxima de Aveiro. O casal, que tem duas filhas, reside na Golegã e continua a representar o clube de Estarreja.
Habituado a competir ao mais alto nível, Bruno Nazário viu-se obrigado, depois de uma lesão, a abrandar o ritmo e foi aí que decidiu dedicar-se mais ao treino. Começou por treinar os jovens do clube do Ori-Estarreja, conseguindo mesmo que um deles chegasse a campeão da Europa.
Foi também seleccionador nacional de juniores e seniores, tendo os seus atletas conseguido resultados muito positivos, com participação em finais de campeonatos do mundo. Um grande feito considerando que os atletas em Portugal não são profissionais. “Deixou-me orgulhoso”, refere.
Foi então que surgiu a oportunidade de mudar de ares, tendo-se candidatado para um lugar no Kristiansand Orienteringklubb, clube norueguês da modalidade. Apresentou o seu projecto ao clube, foi contratado há cerca de três meses e já está a dar cartas: “Estou a fazer o meu trabalho com uma motivação incrível e a trabalhar com jovens e seniores que têm uma vontade enorme de evoluir a cada treino”. Recentemente conseguiram a vitória nos campeonatos nacionais de sprint na Noruega, no escalão de elites femininas, com a atleta Marianne Anderson.
A opção por esse país do norte da Europa não foi por acaso, pois é aí que a modalidade da orientação se encontra mais desenvolvida e se encontram os maiores e melhores clubes. Só aí teria condições para ser treinador profissional de orientação. Para além disso é um desporto que vive da natureza e a Noruega é um país com muitas florestas o que dá excelentes condições para a prática da modalidade.

As saudades são a maior dificuldade
A adaptação à Noruega, conta Bruno Nazário, tem sido relativamente fácil até porque já tinha tido contacto com a cultura nórdica. A língua é um factor complicado mas a maioria fala bem inglês, o que facilita. Já vai conseguindo aprender algumas palavras na língua nativa embora não seja fácil. “Dentro de alguns meses já vou conseguir falar alguma coisa”, conta.
A alimentação também não foi problema, embora haja diferenças: “não é a carne e o resto, é mais o resto e um bocadinho de carne”. O que facilita é mesmo estar no país do bacalhau e para um português isso é óptimo. Até já chegou a cozinhar bacalhau para alguns dos seus atletas e colegas para experimentarem algumas das nossas receitas.
De resto a sua integração, e apesar de dizerem que os nórdicos são mais frios, foi fácil. O pior são as saudades da família, que com muito esforço vai conseguindo ultrapassar, “muito pela motivação que tenho pelo trabalho e também por saber o que estou a fazer por eles.”.
Bruno Nazário pretende continuar a treinar o clube da Noruega e tudo aponta nesse sentido. O clube tem interesse na sua continuidade, mas para isso gostaria de poder criar condições de levar a sua família consigo, pois as saudades são muitas.

Um desporto ligado à natureza

A orientação é um desporto que tem como objectivo percorrer uma determinada distância em terreno variado e desconhecido, obrigando os atletas a passar por determinados pontos no terreno, postos de controlo, descritos num mapa distribuído a cada concorrente. Os competidores têm de saber ler o mapa e podem ainda ter a ajuda de uma bússola. Partem numa espécie de contra-relógio e o objectivo é concluir o percurso o mais rapidamente possível.
Segundo Bruno Nazário, não é um desporto muito fácil à partida pois requer uma capacidade de interpretação e leitura grande, mas também não é nenhum quebra-cabeças e existem percursos e mapas simples para quem deseja aprender e começar.

Treinador de orientação da Golegã faz sucesso na Noruega

Mais Notícias

    A carregar...