uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Homenagem a José Niza em Santarém

José Niza, médico, músico, político, compositor e poeta falecido em 23 de Setembro de 2011, vai ser homenageado numa sessão marcada para a noite de 24 de Junho, pelas 21h30, no Fórum Actor Mário Viegas em Santarém. A iniciativa, que faz parte do ciclo Cesta d’Artes, é promovida pelo Centro Cultural Regional de Santarém e pelo Teatrinho de Santarém, contando com a participação do Grupo Poesia no Palácio. Um serão onde José Niza será evocado através da sua música e poesia.

José Manuel Niza Antunes Mendes nasceu em Lisboa, a 16 de Setembro de 1938, e viveu em Portalegre até aos sete anos. Fez a escola primária e o liceu em Santarém, de onde saiu aos 17 anos para ir estudar medicina e psiquiatria em Coimbra, cidade onde se iniciaria na música, através do fado. Viveu muitos anos em Perofilho, uma aldeia dos arredores da cidade. Personalidade multifacetada destacou-se em diversas áreas. Foi autor de muitas canções e letras, como a de “E Depois do Adeus”, interpretada por Paulo de Carvalho e que ficou para a história como uma das senhas musicais na revolução de 25 de Abril de 1974.
Como político, sempre ligado ao Partido Socialista, foi deputado na Assembleia Constituinte, após a revolução de 74, e depois em cinco legislaturas na Assembleia da República até ao final da década de 90. Foi durante alguns anos presidente da Assembleia Municipal de Santarém.
Em 2007 foi distinguido por O MIRANTE como Personalidade do Ano na área da Cultura, referente ao ano de 2006.O primeiro livro de José Niza, “Poemas da Guerra”, foi editado por O MIRANTE e distribuído gratuitamente em 2008 com a edição da semana em que se comemorou mais um aniversário do 25 de Abril.

Mais Notícias

    A carregar...