uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Inês Henriques é a primeira recordista mundial dos 50km marcha

Inês Henriques é a primeira recordista mundial dos 50km marcha

Na prova disputada em Porto de Mós, a atleta de Rio Maior sagrou-se campeã nacional nas distâncias de 35km e 50km e entrou para a história da modalidade.

A atleta Inês Henriques, do Clube de Natação de Rio Maior, estabeleceu este domingo o primeiro recorde do mundo oficial dos 50 km marcha, ao cumprir a distância em 4h08m25s numa prova disputada em Porto de Mós que a coloca na história da modalidade.
A marchadora olímpica, de 36 anos, fixou o recorde nos campeonatos nacionais de marcha de estrada de 35 e 50 km, aproveitando o facto de a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) ter aberto a distância ao sector feminino a partir deste ano. A anterior melhor marca mundial nos 50 km marcha datava de 2007 e pertencia à sueca Monica Svensson, com 4h10m59s, mas não foi reconhecida como recorde pela IAAF, uma vez que a distância não era oficial no sector feminino.
Na prova de Porto de Mós, a atleta de Rio Maior conquistou igualmente o título nacional nos 35 km marcha. Inês Henriques, nascida em Santarém em 1 de Maio de 1980, participou nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, onde obteve um 12º lugar nos 20km marcha, a sua melhor prestação olímpica de sempre. Antes tinha estado nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, onde foi 25ª classificada, esteve em Pequim 2008 como atleta suplente, e em Londres, em 2012, alcançou um 15º lugar, sempre nos 20 km marcha.
Antes da partida para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em entrevista a
O MIRANTE, Inês Henriques disse que se sentia bem em Rio Maior e elogiava as condições que usufrui no complexo desportivo da cidade onde sempre viveu e de onde só sai para treinar em altitude e participar em provas.

Inês Henriques é a primeira recordista mundial dos 50km marcha

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido