uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Câmara de Santarém aprova apoio para programa dos Órgãos Históricos

Câmara de Santarém aprova apoio para programa dos Órgãos Históricos

São 23.100 euros destinados à componente educativa, de formação de públicos e para afinação de instrumento, bem como para a organização do Ciclo de Música de Órgão.

A Câmara de Santarém vai apoiar este ano o projecto dos Órgãos Históricos de Santarém (OHS) com uma verba de 23.100 euros, destinados à componente educativa, de formação de públicos e para afinação de instrumentos. O apoio será pago em quatro tranches e abrange ainda a organização do Ciclo de Música de Órgão, compromisso que decorre da parceria estabelecida com a Diocese e a Santa Casa da Misericórdia de Santarém (SCMS).
A deliberação, tomada na última reunião do executivo, tem por base o acordo de parceria existente e a proposta de plano de actividades para 2017, que prevê uma programação em quatro áreas: litúrgica, de educação, de solidariedade social e para promoção e divulgação dos órgãos históricos de Santarém, com um orçamento global de 40.120 euros a repartir entre os vários parceiros.
Entre as iniciativas previstas estão a realização de missas com órgão, acções de sensibilização e formação de públicos, como um ‘peddy-paper’ e recitais comentados, o concerto da SCMS, a realização de um estágio e do ciclo de órgão (a decorrer de meados de Junho a meados de Julho) e manutenção e desenvolvimento do site do projecto. Por outro lado, prevê a permanência de um gestor dos OHS e a manutenção dos instrumentos.
O plano de actividades submetido à autarquia realça o facto de a cidade ser caso único no país no “restauro simultâneo, num curto espaço de tempo, de seis órgãos antigos no centro histórico de uma cidade e na nomeação de um único gestor para todos os instrumentos reabilitados”.
Por outro lado, realça a proximidade relativa entre os templos onde se encontram os órgãos restaurados, localizados num círculo de aproximadamente um quilómetro de diâmetro, e a autoria da maior parte dos instrumentos, construídos entre o fim do século XVIII e o primeiro quartel do século XIX pelos mais relevantes organeiros portugueses de então, António Xavier Machado e Cerveira e Joaquim António Peres Fontanes.
Os restauros dos instrumentos das igrejas da Piedade, de Marvila, de São Nicolau e da Misericórdia (por Dinarte Machado), da Igreja Catedral e da Igreja de Nossa Senhora de Jesus do Sítio (por Nuno Rigaud) ocorreram entre 2007 e 2009. Em 2015 foi concluído, por Dinarte Machado, o restauro do órgão histórico da Igreja da Alcáçova, da autoria de Peres Fontanes, sétima reabilitação no âmbito dos OHS, refere o documento. As três entidades parceiras nomearam em 2012 o organista David Paccetti Correia como gestor dos Órgãos Históricos de Santarém, para que ao restauro correspondesse um “enriquecimento da vida cultural” do concelho e do país.

Câmara de Santarém aprova apoio para programa dos Órgãos Históricos

Mais Notícias

    A carregar...