uma parceria com o Jornal Expresso
28/04/2017
Assine O Mirante e receba o jornal em casa
30 anos do jornal o Mirante
Bombeiros de Tomar comemoram 95º aniversário com pedidos ao governo
Secretário de Estado garantiu que vão ser criadas duas carreiras específicas para os bombeiros profissionais da administração local: oficial sapador bombeiro e sapador bombeiro.
Edição de 08.03.2017 | Sociedade

As cerimónias comemorativas dos 95 anos dos Bombeiros Municipais de Tomar decorreram na tarde de sábado, 4 de Março, na Praça da República, em Tomar, com a presença do secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes. A presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas (PS), aproveitou a presença do governante para formular alguns pedidos e preocupações como a “urgente regulamentação dos corpos de bombeiros mistos detidos por câmaras municipais, como é o caso do corpo de bombeiros de Tomar”.
A autarca afirma que tudo o que está a ser feito é suportado exclusivamente pelo orçamento municipal que está sujeito às mesmas regras financeiras e legislativas aplicáveis às autarquias locais. “A segunda preocupação prende-se com a necessidade urgente de regulamentação da carreira dos bombeiros profissionais. No teatro de operações não se olha à sua condição, se são voluntários ou profissionais. Os profissionais merecem que a sua carreira seja regulamentada e valorizada”, disse Anabela Freitas.
O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, garantiu à autarca, no seu discurso, que “a curto prazo será apresentado um conjunto de alterações legislativas que terão um forte impacto nomeadamente nas associações de voluntários e também no que respeita aos bombeiros profissionais”. O Governo quer criar duas carreiras especificas para os bombeiros profissionais da administração local - “oficial sapador bombeiro e sapador bombeiro” -, disse o governante.
Na cerimónia foi atribuído ao segundo comandante do Bombeiros de Tomar, Vítor Tarana, o crachá de ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses pela carreira de 36 anos ao serviço da protecção e socorro de pessoas e bens.

Comentários
Mais Notícias
    A carregar...