uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Bombeiros de Tomar comemoram 95º aniversário com pedidos ao governo

Bombeiros de Tomar comemoram 95º aniversário com pedidos ao governo

Secretário de Estado garantiu que vão ser criadas duas carreiras específicas para os bombeiros profissionais da administração local: oficial sapador bombeiro e sapador bombeiro.

As cerimónias comemorativas dos 95 anos dos Bombeiros Municipais de Tomar decorreram na tarde de sábado, 4 de Março, na Praça da República, em Tomar, com a presença do secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes. A presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas (PS), aproveitou a presença do governante para formular alguns pedidos e preocupações como a “urgente regulamentação dos corpos de bombeiros mistos detidos por câmaras municipais, como é o caso do corpo de bombeiros de Tomar”.
A autarca afirma que tudo o que está a ser feito é suportado exclusivamente pelo orçamento municipal que está sujeito às mesmas regras financeiras e legislativas aplicáveis às autarquias locais. “A segunda preocupação prende-se com a necessidade urgente de regulamentação da carreira dos bombeiros profissionais. No teatro de operações não se olha à sua condição, se são voluntários ou profissionais. Os profissionais merecem que a sua carreira seja regulamentada e valorizada”, disse Anabela Freitas.
O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, garantiu à autarca, no seu discurso, que “a curto prazo será apresentado um conjunto de alterações legislativas que terão um forte impacto nomeadamente nas associações de voluntários e também no que respeita aos bombeiros profissionais”. O Governo quer criar duas carreiras especificas para os bombeiros profissionais da administração local - “oficial sapador bombeiro e sapador bombeiro” -, disse o governante.
Na cerimónia foi atribuído ao segundo comandante do Bombeiros de Tomar, Vítor Tarana, o crachá de ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses pela carreira de 36 anos ao serviço da protecção e socorro de pessoas e bens.

Bombeiros de Tomar comemoram 95º aniversário com pedidos ao governo

Mais Notícias

    A carregar...