uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Ter liberdade para escolher o que estudar e onde estudar

Vivermos em democracia e em liberdade dá-nos a possibilidade de múltiplas escolhas, nomeadamente em termos de ensino. Para alguns de nós a diversidade é uma complicação. Para a maioria é uma bênção. Haver escolas diferentes com cursos diferentes e com métodos de ensino e resultados diferentes pode revelar-se trabalhoso para quem tem que fazer opções mas quem gosta de viver sem possibilidades de escolha.
Quem gostaria de viver num país onde só se editasse um jornal ou onde apenas existisse um único canal de televisão? Quem gostaria de viver num país onde a única loja de roupa vendesse um único modelo de calças, camisas ou vestidos? Quem gostaria de viver num país onde só houvesse um conjunto limitado de cursos profissionais ou superiores? Felizmente na nossa região a oferta educativa é vasta e diversificada.
Podemos não querer aprender a falar mandarim mas o facto de sabermos que além do inglês podemos aprender espanhol, alemão e francês sem termos que ir diariamente para Lisboa, é importante. As escolas de línguas, as escolas profissionais, a diversidade de cursos das escolas secundárias ou dos politécnicos, os diversos tipos de pós-graduações e mestrados. Estamos numa zona rica em termos de oportunidades e, mais do que isso, em termos de oportunidades de qualidade.
Apesar de muitos já terem ideias sobre o seu futuro académico é fundamental dar-lhes a conhecer mais opções do que aquelas que já conhecem, na área da sua preferência. Para os indecisos essa necessidade de informação é ainda mais premente e daí este suplemento.
Há também ofertas a nível de creches, infantários, ateliês de tempos livres, explicações, formação em áreas específicas como aprendizagem de línguas e outras.
Os estabelecimentos de ensino que aceitaram o nosso desafio e divulgaram a sua oferta formativa são seguramente aqueles que melhor compreendem a importância de fazer boas escolhas agora para assegurar boas oportunidades profissionais futuras.
A diversidade de opções de ensino e formação é tão grande que não cabe num só jornal. Neste suplemento, com a colaboração de escolas, colégios, institutos e outras organizações, mostramos alguns caminhos possíveis. Chamamos a atenção para algumas opções. A partir do que aqui fica publicado, cada um pode reflectir sobre o que lhe convém e ir à procura de mais informação. De informação mais pormenorizada. Este conjunto de páginas pretende ser o ponto de partida para quem se preocupa com o futuro académico, profissional e pessoal.

Mais Notícias

    A carregar...