uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
30 anos do jornal o Mirante
Dezenas de amigos na despedida a José Sabino Lopes
José Sabino Lopes

Dezenas de amigos na despedida a José Sabino Lopes

Antigo autarca de Alverca faleceu aos 81 anos e foi a sepultar na terça-feira

Edição de 08.02.2018 | Sociedade

José Sabino Lopes, um rosto conhecido da cidade de Alverca e do concelho de Vila Franca de Xira, foi a enterrar no cemitério da cidade na tarde de terça-feira, 6 de Fevereiro, acompanhado por várias dezenas de amigos e familiares.
O ex-autarca socialista, de 81 anos, morreu “serenamente” na manhã de segunda-feira, 5 de Fevereiro, informou a família nas redes sociais. O velório realizou-se na igreja matriz de São Pedro, em Alverca. O filho, Luís Ferreira Lopes, recordou na sua página no Facebook José Sabino Lopes como uma pessoa corajosa, generosa e independente, “para quem a família foi sempre a prioridade”.
Também Carlos Gonçalves, presidente da União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, recorda José Sabino Lopes como uma pessoa que “muito fez” pela cidade. “O seu falecimento representa uma perda enorme para Alverca e teve um percurso muito virado para os direitos sociais e muito ligado à edificação da Casa de São Pedro”, recorda a O MIRANTE.
Em 2009 José Sabino Lopes recebeu o Galardão de Mérito Autárquico da cidade de Alverca. Em 1967 formou-se em Engenharia Agrária pela Escola Agrária de Santarém. Em 1976 foi eleito vereador da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e de 1979 a 2005 foi presença habitual nas bancadas da Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira e Assembleia de Freguesia de Alverca.
Em 2001, em conjunto com outros empresários do concelho, envolveu-se na fundação da Associação Empresarial da Região de Vila Franca de Xira, agora denominada de ADINE, sendo o seu primeiro presidente e posterior vice-presidente. Como escreveu O MIRANTE na altura, na hora de receber o galardão, agradeceu e deixou uma promessa. “Normalmente estas distinções vêm no fim de carreira. Mas eu ainda não acabei”, gracejava José Sabino Lopes que também chegou a ocupar o cargo de director da Caixa Agrícola de Vila Franca de Xira.

Dezenas de amigos na despedida a José Sabino Lopes

Comentários

Mais Notícias

    A carregar...