uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Festival de Letras de Santarém até dia 29 na Casa do Campino
A vice-presidente da câmara de Santarém, Inês Barroso (ao centro) marcou presença na inauguração do Festival de Letras

Festival de Letras de Santarém até dia 29 na Casa do Campino

Iniciativa promovida pelo município mobiliza editoras, escolas e associações culturais, com uma panóplia de actividades associadas ao livro e à leitura.

A primeira edição do Festival de Letras de Santarém abriu na manhã de sábado, 21 de Abril, na Casa do Campino, onde permanece até dia 29, mobilizando editoras, escolas, Politécnico e associações culturais, numa variedade de actividades associadas ao livro.
A vice-presidente da Câmara de Santarém, Inês Barroso, diz que a iniciativa surgiu de uma proposta do serviço de Bibliotecas, Arquivo e Património Cultural da câmara para assinalar o Dia Mundial do Livro (23 de Abril), que acabou por “crescer” à medida que se foram envolvendo vários actores do concelho, como o Instituto Politécnico de Santarém, através das escolas superiores de Educação e de Desporto, os quatro agrupamentos escolares e as duas escolas profissionais do concelho.
No espaço da Casa do Campino estão presentes mais de uma dezena de editoras, entre as quais O MIRANTE, e fica patente, ao longo do evento, uma exposição da Biblioteca Nacional de Portugal sobre prémios Nobel da Literatura.
Na área dos claustros foram criados três espaços para eventos, nomeadamente um auditório para espectáculos, conferências, mesas redondas, uma ludoteca dinamizada pela Escola Superior de Educação de Santarém (ESES) e o Spotimm, um iglu onde são projectados filmes ligados à ciência.
Todos os dias, às 18h30, é “Hora do Escritor”, com a apresentação de livros ou de projectos como “Autores digitais”, da ESES, e, às 21h30, há sempre espectáculos de música e teatro.
Algumas iniciativas irão decorrer nas ruas do centro histórico de Santarém, como o “Baú de Livros”, ou nas instalações da ESES, como o ‘workshop’ sobre “criatividade em ambientes educativos”, realizando-se ainda visitas guiadas temáticas à cidade, inspiradas nas “Viagens na Minha Terra”, de Almeida Garrett.
Durante o festival será feita a apresentação de um projecto internacional que envolve docentes e alunos da ESES e que procura promover a inclusão social e a empregabilidade dos cidadãos europeus com Síndrome de Down, através do turismo e das competências electrónicas, e o relançamento do livro que resultou do projecto “Incluir”, promovido pelo Serviço de Psiquiatria e Doença Mental do Hospital Distrital de Santarém.
Inês Barroso referiu o facto de a cafetaria da Casa do Campino ser explorada durante o evento pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho. No espaço exterior estarão carrinhas de ‘street food’.

Festival de Letras de Santarém até dia 29 na Casa do Campino

Mais Notícias

    A carregar...