uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Afastado director da Oftalmologia do Médio Tejo que impulsionou serviço

Administração do centro hospitalar estava a ser pressionado com queixas anónimas mais tarde consideradas sem fundamento

O director do serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo foi afastado das funções por queixas anónimas que não foram comprovadas e que se suspeita terem surgido do interior da equipa que dirige. A situação acontece numa altura em que este é dos serviços com a maior média de produtividade no centro hospitalar, que reúne os hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas. Facto desvalorizado perante a perspectiva de uma guerra de profissionais no Hospital de Tomar, onde funciona o serviço.
O até há poucos dias director do serviço, Francisco dos Santos Cruz, substituído já no cargo pelo oftalmologista Manuel Paulo Silva, foi alvo de dois inquéritos disciplinares, o último concluído recentemente, que deram em nada, porque não se reuniram elementos que indicassem as práticas de que era acusado. Estes procedimentos iniciaram-se após cartas anónimas a imputarem ao médico situações de abuso de poder e excesso de autoridade.
No último caso foi nomeada uma comissão de inquérito que passou a pente fino todos os procedimentos e comportamentos do ex-director e concluiu que não havia qualquer elemento de prova que sustentasse as denúncias. Contactado por O MIRANTE, o conselho de administração do centro hospitalar refere que teve de avaliar a situação de Francisco dos Santos Cruz face a “dificuldades de relacionamento entre ele e a equipa”.
Alguns profissionais do centro hospitalar que conhecem o serviço e os médicos contaram a O MIRANTE que Francisco dos Santos Cruz é muito trabalhador e que deu um grande impulso ao serviço.
O MIRANTE contactou o médico que se disponibilizou a falar sobre o assunto, desde que o conselho de administração o autorize. Foi enviado um pedido nesse sentido que não teve resposta. Os funcionários do centro hospitalar foram informados das mudanças na direcção do serviço através de uma circular normativa emitida no dia 25 de Julho.

Mais Notícias

    A carregar...