Frederico Roque
Administrador da Roques Vale do Tejo – Santarém
53 anos
Maria Ivone Cordeiro Guilherme
Membro do Clube de Leitores de O MIRANTE – Santarém
64 anos
A supressão da passagem de nível das Assacaias continua a não sair do papel, tal como as obras na passagem de nível do Vale de Santarém. A passagem de nível do Peso continua fechada, mais de dois anos após o último acidente mortal ali registado com os inerentes transtornos causados aos habituais utilizadores.
Quem precisa de usar os sanitários das estações ferroviárias é obrigado a ir aos cafés das proximidades ou, como acontece na Póvoa de Santa Iria, a aliviar-se em plena rua. A situação já motivou queixas da comunidade e dos autarcas, que aprovaram uma moção pedindo soluções urgentes. Infraestruturas de Portugal admite estar a avaliar o problema.
Os hospitais públicos, segundo a lei, têm de fazer a interrupção voluntária da gravidez desde que as grávidas que o solicitem cumpram os requisitos. Mas tanto no Hospital Distrital de Santarém como na unidade de Abrantes do Centro Hospitalar do Médio Tejo nenhum médico se disponibilizou para tal declarando-se objectores de consciência, o que obriga os hospitais a recorrerem a pagar a privados.
Supremo Tribunal de Justiça alterou decisões das duas instâncias anteriores no caso da morte de um jovem nas piscinas geridas pela Sociedade Euterpe Alhandrense em Agosto de 2017. Colectividade vai ter de pagar 145 mil euros, que constitui um rombo significativo nas suas finanças. Pais do jovem falecido já tinham recebido 28 mil euros da seguradora.
Nove centenas de pessoas subscreveram o abaixo-assinado que propõe a requalificação e livre acesso à nascente do rio. O documento foi entregue na Assembleia Municipal de Torres Novas. Peticionários insurgem-se contra a Renova por impedir o acesso à nascente e pedem acção à câmara municipal.
Parlamento ouviu durante mais de três horas várias entidades sobre o concurso público para a avaliação ambiental estratégica sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa e restaram poucas dúvidas que a solução Alcochete é o caminho a seguir. Líder de plataforma cívica acusa o processo de ser uma fraude. Ex-bastonário da Ordem dos Engenheiros fala num aeroporto “metido a martelo” num espaço sem condições.
Eduardo Jorge diz-se impossibilitado de efectuar o seu trabalho no executivo da Junta de Freguesia de Alvega e Concavada, em Abrantes, alegando não ser permitida a permanência das suas assistentes pessoais nas instalações da autarquia. A tesoureira da junta desmente as acusações.
As duas mulheres ocuparam ilegalmente uma casa em São João dos Montes, Alhandra, e a forma insalubre como viviam foi descoberta pelas autoridades judiciais quando formalizaram a desocupação na manhã de quarta-feira, 22 de Junho. Situação ainda não foi comunicada à Comissão de Protecção de Menores.
Hugo Costa, 38 anos, é presidente na Assembleia Municipal de Tomar, deputado na Assembleia da República e líder distrital de Santarém do Partido Socialista. Para trás deixou uma carreira profissional, primeiro ligada à consultoria, depois à banca, acabando na área da energia e ambiente. Foi adjunto da actual presidente da Câmara de Tomar e não coloca fora de hipótese exercer o cargo no futuro. A despoluição do rio Nabão e a regionalização são dois assuntos que o preocupam e que defende com “unhas e dentes”.
A Caixa Agrícola da Chamusca vive momentos difíceis com o despedimento de uma boa parte dos seus funcionários depois do fecho das delegações da Parreira, Carregueira e Azinhaga. O MIRANTE soube de fonte bem informada que a Caixa está sem gerente e que a direcção prepara uma rescisão amigável com João Carlos Silva, antigo gerente, a quem nos últimos tempos foram retirados poderes, embora sem lhe poderem baixar o vencimento.
Etelvina Gaudência é uma mulher cheia de virtudes e de vivências que O MIRANTE já registou numa rubrica publicada em Abril de 2021. A ideia de que as mulheres não nasceram para líderes está a ser desmentida todos os dias por pessoas como Zita Freire, dona e gestora do Mosteiro dos Leitões.