Milena Lopes
Proprietária do Restaurante Sallarium, nas salinas de Rio Maior
63 anos
Caetano criticou muitas vezes Noel Rosa, o genial compositor carioca, e quando compôs “Dom de Iludir”, ele estava dando uma espécie de resposta a canção de Noel Rosa, “Pra que mentir?”. A canção do compositor baiano termina assim: “Como pode querer que a mulher/Vá viver sem mentir”, respondendo a colocação de Noel que escreveu; “Pra que mentir/Se tu ainda não tens/Esse dom de saber iludir”.
Nos últimos dois anos a pandemia obrigou a abrandar o ritmo, mas não há quem trave a associação de cicloturismo Os Amigos da Roda, que se prepara para regressar às provas em Setembro. Em estrada, trilhos todo-o-terreno ou passeios de bicicleta para os mais novos, a colectividade não pára e promete voltar com a organização do tradicional Circuito Verde de Arrouquelas em 2023.
Morreram 6 750 pessoas em acidentes de trabalho nas obras do Mundial 2022. Eu já decidi. Não vou assistir na TV a qualquer jogo desse ignóbil mundial, mesmo que a nossa selecção atinja a final. Perante Deus e a minha consciência, não posso vender a minha alma ao diabo. Sim, sr. Presidente, ao diabo. E o diabo serão lucros pornográficos e milhões de espectadores, ambos serenamente sentados sobre milhares de cadáveres humanos.
A carta para Luís Godinho, amigo e camarada de José Saramago, para que ajudasse a descobrir a data de falecimento do seu irmão imortal Francisco de Sousa, está registada neste texto dos diários como uma das maiores preocupações do escritor. Embora não tenha conhecido o seu irmão, a vontade de deixar registo da sua curta vida no livro As Pequenas Memórias, que era para ser chamar O Livro das Tentações, parece ser quase uma obsessão.
Para Andrea Verdugo, 29 anos, a música é como o ar que respira. Cresceu em Alhandra e começou cedo a gostar das pautas musicais quando ia aos karaokes com o pai, em pequena. A paixão pela música sempre esteve presente na sua vida e está-lhe no sangue. A família está ligada ao mundo da música…
Falta de acesso a cuidados de saúde contribui para aumento da mortalidade em Portugal. Desde os tempos da peste negra que o país não tinha um índice de mortalidade tão alta e especialistas dizem que, se deve mais a factores socieconomicos e falta de acesso à saúde do que à Covid-19.
Utentes desesperam enquanto formam longas filas à porta do Centro de Saúde de Benavente na tentativa de conseguir uma consulta a 30 dias. As vagas do recente concurso nacional para a colocação de médicos voltaram a ficar por preencher. Município diz estar em diálogo com médica disponível para trabalhar em Benavente.
Na Aldeia de Santa Teresa, em Ourém, um dos concelhos mais fustigados pelos incêndios deste Verão, dois irmãos viram a casa onde moravam com o pai, já idoso, ser arrasada pelo fogo. Sem posses e a viver temporariamente na casa de um vizinho, a família conta agora com a ajuda do município, que prometeu financiar a reconstrução da casa, e de uma campanha de angariação de fundos promovida pela população.
Luís Vacas conseguiu que empresa retomasse trabalhos de substituição de telhas com amianto dois anos depois de terem mandado parar a obra. Resolução foi desencadeada por uma notícia de O MIRANTE. Munícipes sentem-se desprezados e injustiçados pelo presidente da Câmara da Chamusca.
Gabriel Palhais da Silva é um jovem actor residente em Santarém que, embora esteja na fase inicial da carreira, não tem grandes ilusões acerca das dificuldades em viver do teatro, a sua grande paixão. Diz não ter espírito de emigrante e defende que Santarém tem que criar condições para evitar o êxodo dos jovens que vão estudar para fora e já não regressam para viver e trabalhar.
Dentro de dois meses faz um ano desde que foram eleitos mas continuam sem uma sala de trabalho onde possam reunir e receber munícipes que os procuram. Vereadores da oposição nos municípios de Benavente e Azambuja criticam a demora, já quem governa assegura estar empenhado em resolver.
Empreitada de estabilização das encostas de Santarém, que inicialmente tinha conclusão prevista para Maio de 2019, só deve acabar em Setembro de 2023, se não houver mais percalços. Município decidiu não intervir nas traseiras do Teatro Rosa Damasceno, por já não ser possível concluir os trabalhos com financiamento europeu. Litígio com empresa, que não autorizou a entrada das máquinas nos seus terrenos, impediu inviabilizou intervenção nessa zona.
José Saramago conta no seu diário que o titulo do Livro das Tentações, que depois acabou por se chamar As Pequenas Memórias, nasceu num avião a descer para aterrar em Brasília, capital do Brasil, e que de repente enquanto pensava ainda deitado, nas pistas para encontrar o paradeiro da campa do seu irmão Francisco de Sousa, começaram a desfilar na sua cabeça todas as personagens e situações do romance.