“O que nos deu Saramago” em exposição na Biblioteca Municipal de Ourém

“O que nos deu Saramago” em exposição na Biblioteca Municipal de Ourém

Município lançou um desafio aos alunos da AMARTE; preparar uma exposição do género, evocativa do centenário de Eugénio de Andrade, a celebrar durante o ano de 2023.

“O que nos deu Saramago” é uma exposição que evoca a memória e o legado do Nobel da Literatura, pela superior interpretação artística dos alunos da AMARTE – Escola de Artes Plásticas e Mediação de Leitura, cujos trabalhos foram inspirados precisamente na obra literária de José Saramago, a propósito das comemorações do centenário do seu nascimento.

A exposição está patente na Biblioteca Municipal de Ourém, até 30 de Dezembro, tendo sido inaugurada na presença da vice-presidente da autarquia, Isabel Costa, responsável pelo pelouro da Cultura.

“Com o mar por meio: uma amizade em cartas” (por Jorge Amado e José Saramago), “O homem Duplicado”, “A viagem do elefante”, “Ensaio sobre a cegueira”, “A caverna”, “A maior flor do mundo”, “Claraboia”, “Levantando do chão”, “A jangada de pedra”, “O silêncio da água”, “Cadernos de Lanzarote III” e “Memorial do Convento”, são as obras de Saramago que serviram de inspiração aos alunos.

Agradecendo o contributo da AMARTE, dos seus alunos e do professor Luís Gonçalves, Isabel Costa elogiou o resultado final da iniciativa e lançou um desafio adicional aos artistas: preparar uma exposição do género, mas evocativa do centenário de Eugénio de Andrade, a celebrar durante o ano de 2023.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1587
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1587
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo