Covid-19 | 11-03-2020 19:05

Câmara de Coruche pede encerramento da Escola Secundária

Câmara de Coruche pede encerramento da Escola Secundária

Francisco Oliveira vai pedir uma excepção para proceder ao encerramento da escola secundária de Coruche, caso o Governo não decrete o fecho a nível nacional. Esta e outras medidas de combate ao Covid-19 foram apresentadas hoje em conferência de imprensa.

Mesmo que o Governo não decrete o encerramento dos estabelecimentos de ensino a nível nacional, Francisco Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Coruche, vai pedir uma excepção para proceder ao encerramento da escola secundária de Coruche devido ao alarme social provocado com a notícia de que uma das alunas está infectada com o Covid-19.

A aluna do 8º ano não ia às aulas desde sexta-feira e foi diagnosticada a 10 de Março, tendo sido infectada pela mãe, funcionária da fábrica Dacsa Atlantic, em Coruche.

Os primeiros casos de Covid-19 do distrito de Santarém foram registados no concelho de Coruche. O município organizou na tarde desta quarta-feira uma conferência de imprensa onde, em conjunto com o ACES Lezíria, o delegado de Saúde de Coruche e as forças policiais quis esclarecer a opinião pública sobre o evoluir da situação.

Francisco Oliveira apresentou uma cronologia dos acontecimentos que começa no dia 28 de Fevereiro com a vinda de um formador do Porto à Dacsa Atlantic, em Coruche. Este formador, que tinha regressado de Valência, Espanha, recentemente, estaria infectado com o novo coronavírus e terá contactado três pessoas da empresa. Dessas três pessoas, duas foram infectadas, um funcionário de Alverca e outro de Coimbra. Fruto do contacto com estes dois indivíduos surgiram um terceiro e um quarto casos de contágio entre os colaboradores da fábrica. Um indivíduo de Almeirim e outro de Carcavelos. O contágio na empresa estendeu-se ainda a um quinto e um sexto casos, um homem e uma mulher, ambos naturais e residentes em Coruche. Deste sexto contágio resultou o caso noticiado na manhã desta quarta-feira, de uma menina de 13 anos, infectada pela mãe. A adolescente não ia às aulas desde sexta-feira e foi diagnosticada ontem, 10 de Março.

No total dos sete casos registados em Coruche, apenas três são de indivíduos naturais e residentes no concelho, facto frisado pelo presidente do município. Francisco Oliveira reforçou ainda que na região existe um total de quatro infectados. Os três de Coruche e um outro de Almeirim, todos com foco na empresa Dacsa Atlantic.

A fábrica continua a laborar, tendo sido isolada apenas a parte administrativa, onde foram registados os casos de contágio.

O delegado de saúde de Coruche, Félix Lubelo, informou que estão em vigilância activa, nas respectivas residências, na zona abrangida pelo ACES Lezíria um total de 95 pessoas, onde se incluem os colegas de turma da aluna da secundária de Coruche.

Dois GNR destacados em Coruche, que contactaram com a mulher infectada num funeral, estão também em vigilância activa, mas no Porto, onde residem. Por enquanto não mostram sintomas de coronavírus.

Na conferência de imprensa foi apresentado o plano de contigência da autarquia para o coronavírus que inclui medidas, a vigorar até 3 de Abril, como a redução do horário de atendimento dos serviços públicos do município; a suspenção do atendimento presencial de alguns serviços camarários; a suspensão da realização de todas as actividades municipais previstas; o encerramento das piscinas, do pavilhão desportivo e do Estádio Municipal de Coruche; ou o encerramento da biblioteca, entre outros equipamentos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo