Cartaxo cria bolsa de voluntários para ajudar IPPS e pessoas em isolamento
Presidente do município apela à participação de todos os que puderem ajudar sem colocar a sua própria saúde em risco.
O município do Cartaxo abriu uma bolsa de voluntários para ajudar as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho e munícipes em situação de isolamento. Numa primeira fase, a bolsa de voluntários vai ser constituída por trabalhadores das instituições que constituem a rede social e se disponibilizem para tal.
Além de entrega de alimentos a famílias desfavorecidas, o grupo terá como missão o apoio a idosos e munícipes com fragilidades de saúde ou a famílias em quarentena, para deslocações necessárias à aquisição de bens de primeira necessidade ou medicamentos e ajuda às IPSS caso estejam em situação de ruptura.
O presidente da câmara, Pedro Magalhães Ribeiro, adiantou que as IPSS continuam a prestar os cuidados básicos de higiene e alimentação aos utentes, mas têm de o fazer em cada um dos seus domicílios e, por isso, apela à participação de todos os que puderem ajudar sem colocar a sua própria saúde em risco.
Quem quiser fazer parte da bolsa de voluntários basta ter vontade de ajudar e não integrar os grupos de risco, quer por serem portadores de doenças crónicas, quer por terem uma idade mais avançada. “Todos vamos ser necessários para garantir o nosso próprio futuro”, conclui o autarca.