Covid-19 | 18-02-2021 12:42

Pavilhão do Cevadeiro em VFX recebe centro de vacinação contra a Covid

Pavilhão do Cevadeiro em VFX recebe centro de vacinação contra a Covid

Município e entidades de saúde estão a analisar a instalação de um segundo posto de vacinação na vizinha cidade de Alverca.

O concelho de Vila Franca de Xira vai ter, numa primeira fase, dois centros de vacinação em massa contra a Covid-19 e o primeiro a abrir portas, já no final deste mês, ficará instalado no Pavilhão do Cevadeiro em Vila Franca de Xira.

O equipamento está a ser instalado pela Câmara em articulação com o Serviço Municipal de Protecção Civil e em parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo. A estrutura terá capacidade para oito postos de vacinação em simultâneo, assim como um gabinete médico, secretariado clínico e zona de recobro pós-tomada da vacina. O espaço, afirma a câmara, fica totalmente pronto para ser usado logo que o processo de vacinação à população se intensifique. Está já em análise pelos mesmos serviços a instalação de um centro semelhante de vacinação em Alverca, em zona a especificar.

Até ao final do mês entrará em funcionamento também em Alverca um novo posto de testagem à Covid-19 em modelo drive in, à semelhança do que acontece em Vialonga, aumentando dessa forma a capacidade de testagem à doença no concelho. Ficará instalado no espaço destinado à feira semanal, junto à Praça de São Pedro.

Enquanto isso decorreu a 12 e 13 de Fevereiro a segunda toma da vacina em 373 utentes e 331 funcionários dos lares de idosos do concelho onde não se registam surtos activos, informou Fátima Antunes, vereadora com o pelouro da saúde pública, na última reunião pública do executivo. Ao todo, no concelho de Vila Franca de Xira, foram já administradas um total de 704 vacinas, tendo estado envolvidos nas operações de administração a protecção civil, autoridades de saúde, forças de segurança e bombeiros.

Entretanto sabe-se que avançou a 13 de Fevereiro a vacinação dos utentes com mais de 80 anos e quem tem mais de 50 anos com patologias associadas, tendo já sido vacinadas 102 pessoas no centro de saúde de Alverca, local onde decorre ainda a vacinação destes grupos etários. Estão, até à data, sinalizadas 10.326 pessoas do concelho para serem vacinadas neste grupo, que irão tomar 20.652 doses da vacina. O número, avisou Fátima Antunes, poderá ainda ser aumentado devido ao encaminhamento de mais pessoas do sector privado.

Sabe-se que a 17 de Fevereiro ficou também concluída nos centros de saúde do concelho a vacinação a 160 bombeiros do concelho, cerca de metade do efectivo, que já tomaram a primeira dose da vacina, estando também em curso a vacinação do efectivo da GNR e PSP.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo