A Palavra dos Leitores | 28-09-2021 11:28

No fantástico mundo do futebol: o exemplo de Cristiano Ronaldo

Não é, por fruto do acaso, que Cristiano é o melhor do mundo! É o seu trabalho e a sua persistência diários que trilharam o caminho que ele tão bem soube seguir. No trabalho, o primeiro a entrar e o último a sair.

Entre tachos e panelas dou por mim a pensar no fantástico mundo do futebol e nas suas personagens mediáticas. Muitas são as personalidades que desfilam no meu cérebro, em fila indiana. No entanto, apenas uma me prende a atenção: Cristiano - Cristiano Ronaldo!

Provavelmente porque Portugal se encontra de novo na luta para mais um campeonato, talvez porque ouço a garotada a proferir, entre gritos e delírios, para ver quem, de entre todos, será o mais audível, nomes de vários jogadores que vestem a camisola da nossa Seleção. E ouvem-se muitos nomes, carinhosamente gritados, nenhum, contudo tantas vezes pronunciado, e com uma comoção tal, que enche todo o espaço que os circunda: Cristiano Ronaldo!

Entre adultos e graúdos, Cristiano Ronaldo é a grande figura futebolística do mundo do futebol português do momento, e no meu muito modesto entender, também da última década e, também, do futebol internacional. É desta forma que Cristiano é visto, pelo menos em 99% dos casos, pelos portugueses e pelas portuguesas, por aqui e por outras terras de além-mar - não só no nosso cantinho “à beira-mar plantado”, como também por todos os cantos espalhados por esse mundo fora. E, digo 99% porque nunca conseguimos “agradar a Gregos e a Troianos”, e como dizem, tantas e inúmeras vezes, os mais antigos, “Deus que é Deus veio ao mundo e não agradou a todos!”.

Grande senhor, esse, Cristiano Ronaldo, que permitiu, tantas vezes, contemplarmos o elevar da voz de Portugal – a nossa voz, única e grandiosa - por esse mundo fora!

Essa voz que ecoa, incessante e repetidamente, por todos os cantos do mundo, a cada vez que o nosso grande futebolista, considerado, já, o maior de todos os tempos, aqui, em Portugal, marca na baliza do adversário “Golo Portugal!”…

E relatos radiofónicos e televisivos surgem, envoltos em emoção e muito mais, em admiração, para com essa grande figura de profissional que trabalha, dia após dia, para todos os seus sonhos concretizar.

Não é, por fruto do acaso, que Cristiano é o melhor do mundo! É o seu trabalho e a sua persistência diários que trilharam o caminho que ele tão bem soube seguir. No trabalho, o primeiro a entrar, e o último a sair! – Mensagem de resiliência, de força de vontade e de trabalho, esta, que passa diariamente aos jovens de todo o mundo, e que espero fique cimentada para sempre nos seus corações, a para e passo com a perpetuação do nome do homem, da figura, que lhes transmite o exemplo – Cristiano Ronaldo.

Há quem prefira um outro jogador, de um outro país, e igualmente de renome internacional. Eu não! Cada vez que penso em Cristiano Ronaldo, no seu percurso, desde menino até se tornar no exemplo de vida que é hoje, ocorre-me, sempre, um anúncio televisivo que ecoa nos meus ouvidos: aquela publicidade que glorifica o ser-se português e remete, de forma muito singela, mas muito assertiva, para o facto de que “o que é nacional é bom”.

E assim o é, de facto, nós, homens e mulheres de todo o Portugal, estejamos onde estivermos, temos almejado sempre fazer a diferença, através dos nossos feitos, através do nosso saber, fazendo, sempre, mais e melhor. E que melhor exemplo disto, do que aqui expresso, se não essa grande figura do nosso muito querido Cristiano Ronaldo?

Júlia Bernardino

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo