Cultura | 14-06-2019 07:00

Volta a música e as picarias a Almeirim nas festas da cidade

Volta a música e as picarias a Almeirim nas festas da cidade
FESTAS DE ALMEIRIM

Almeirim foi elevada a cidade em 1991, no dia 20 de Junho, altura em que também a localidade de Fazendas de Almeirim foi elevada a vila.

A Câmara de Almeirim continua a apostar nas picarias para animar as festas da cidade, que vão decorrer de 15 a 23 de Junho no jardim da Biblioteca Municipal. Há quatro dias em que os aficionados podem brincar com as rezes bravas, sempre com início à meia-noite. Os dias das picarias na manga instalada na Avenida 25 de Abril são no primeiro sábado e domingo e depois na quarta-feira e sexta-feira.

Quem tiver fome ou sede pode deslocar-se até à zona das tasquinhas, exploradas por associações, onde há vários petiscos locais. Da zona das tasquinhas é possível assistir aos concertos musicais no palco principal. David Antunes promete animar a noite de dia 19 e para se continuar em grande Olavo Bilac actua no dia seguinte. No dia 22 sobe ao palco a cantora Micaela. A autarquia, que organiza os festejos, aposta também nos tributos e há dois, um aos Xutos & Pontapés (dia 17) e outro a António Variações (dia 20).

Todos os dias há folclore com grupos do concelho de Almeirim, no segundo palco e sempre pelas 21h30. Actuam os grupos: Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo, Rancho Folclórico das Fazendas de Almeirim, Rancho Folclórico Os Camponeses da Raposa e Rancho Folclórico de Paços Negros. Mas logo a começar há um festival de folclore no palco principal, no sábado, dia 15, depois de actuarem pelo recinto (19h00) os Cavaquinhos do Orfeão de Almeirim.

A tradicional festa brava (picaria) na manga instalada na Avenida 25 de Abril tem lugar aos sábados, domingos, quarta (dia 19) e sexta-feira (dia 21) pela 00h00. Também há animação nocturna no Kartódromo de Almeirim, com transporte gratuito entre o centro da cidade e o kartódromo. O Almeirim Night Sessions no kartódromo decorre nos dois sábados e na quarta (dia 19) e sexta-feira (dia 21).

No segundo dia de festa decorre o V Encontro de Vespas de Almeirim pelas 09h30. À noite a Banda Marcial de Almeirim dá concerto no palco principal pelas 22h00. Na terça, dia 18, o programa destaca a marcha do CRIAL e o tradicional folk com Sons do Tempo. Na quinta-feira, dia 20, actuam as marchas populares com a Grande Marcha da Lapa.

Quarta-feira, dia 19, o atletismo popular está de regresso com a iniciativa “Correr nas Festas”. Destaque ainda para, no último dia, o passeio de clássicos pela manhã.

Almeirim foi elevada a cidade em 1991, a 20 de Junho, no mesmo dia em que Fazendas de Almeirim foi elevada a vila. Os documentos históricos apontam para o ano de 1411 como a altura em que se terá iniciado a construção do paço real.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo