Cultura | 16-11-2019 09:00

Obra de José Saramago continua a ler-se por todo o mundo

Obra de José Saramago continua a ler-se por todo o mundo

Assinala-se hoje a data de aniversário do Prémio Nobel da Literatura que faria 97 anos no dia que marca também o aniversário de O MIRANTE.

O primeiro e único Prémio Nobel de Literatura em língua portuguesa, José Saramago, faria este sábado, 16 de Novembro, 97 anos.

Natural da Azinhaga, freguesia do concelho da Golegã, o escritor tem obra traduzida por todo o mundo sendo o segundo autor de língua portuguesa mais traduzido para outras línguas, apenas destronado pelo brasileiro Paulo Coelho, de acordo com o Observatório da Língua Portuguesa.

Os seus livros estão publicados em meia centena de países e em idiomas tão díspares como o árabe, bengali, coreano, farsi, grego, hebraico, hindi, japonês, mandarim ou tai.
Passadas mais de duas décadas desde a atribuição do Nobel, a 8 de Outubro de 1998 e para assinalar a data do seu aniversário, há um conjunto de iniciativas a decorrer em Portugal e além-fronteiras.

Este sábado termina no Palácio Nacional de Mafra o congresso internacional de dois dias “José Saramago e o Memorial do Convento”, comissariado pelo professor e ensaísta Miguel Real e organizado pelas Câmaras Municipais de Loures, Mafra e Lisboa, que reúne especialistas nacionais e internacionais no estudo da obra do escritor. O romance Memorial do Convento, publicado em 1982 serviu de ponto de partida para a reflexão dos 21 congressistas presentes, entre os quais se contam Isabel Pires de Lima, Guilherme d’Oliveira Martins, Ana Paula Arnaut, Pilar del Río, Carlos Fiolhais, Carlos Reis, Daniela Marcheschi, Orietta Abbati e Piero Ceccucci.
Em Espanha, entre os dias 2 e 4 de Dezembro, a cátedra José Saramago da Universidade de Vigo realizará no campus de Pontevedra, pelo quarto ano consecutivo, um ciclo dedicado ao escritor subordinado ao tema “Saramago e os desafios do nosso tempo”.

Também a Universidade de Sófia, na Bulgária, anunciou recentemente a criação de uma cátedra José Saramago, que irá reflectir a importância que a obra do escritor assume nos estudos literários na Bulgária, país onde, para além de universidades, a língua portuguesa é ensinada em 20 escolas, a cerca de 800 alunos do ensino secundário.
O escritor tem duas casas, em Lisboa (Casa dos Bicos) e em Lanzarote, que mantêm iniciativas regulares e são de visita obrigatória. O pólo da Fundação Saramago, na Azinhaga, ainda não tem vida própria aparentemente por falta de mobilização dos políticos e dos agentes locais.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo