Cultura | 13-02-2020 18:00

Santarém com menos um desfile de Carnaval mas com muita animação garantida

Santarém com menos um desfile de Carnaval mas com muita animação garantida

Organização conta com a maior participação de sempre por parte das associações culturais e desportivas do concelho.

O programa de Carnaval em Santarém não vai ter o desfile nocturno ao sábado, ao contrário do que tem acontecido nos últimos anos, mas vai contar com um corso carnavalesco que promete a maior participação de sempre por parte das associações culturais e desportivas. A programação de Carnaval de Santarém estende-se entre os dias 21 e 25 de Fevereiro e o Jardim de São Bento mantém-se como o ‘sambódromo’ da cidade.

‘Quando eu era pequenino’ é o tema escolhido para celebrar o Carnaval no concelho. “Queremos que as pessoas mais velhas transmitam aos jovens que costumes tinham nas suas localidades quando eram pequenos, que jogos faziam, o que vestiam, que programas é que viam, qual era a banda desenhada da época”, adiantou a vereadora do município, Inês Barroso, durante a apresentação do programa, no dia 3 de Fevereiro.

O ponto alto é o corso carnavalesco marcado para as 15h00 de terça-feira, 25 de Fevereiro. Como tem sido habitual, o município continua a premiar quem aceita o desafio de participar na folia. O melhor grupo recebe um montante de mil euros, o segundo arrecada 700 euros e o terceiro leva 400 euros. Já o grupo mais folião ganha 600 euros.

Ao todo, são 16 as associações que vão participar no desfile: a Associação Dança Desportiva de Tremês, o Centro Cultural e Recreativo Arneirense, a União Desportiva e Recreativa e Cultural 1º de Maio, de Casal da Charneca, o Grupo Académico de Danças Ribatejanas, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) do Vale de Santarém, o Centro Social Paroquial de Santa Margarida de Abrã, o Centro de Convívio, Cultura e Desporto de Abitureiras, o Atlético Clube de Pernes, a Sociedade de Recreio e Educativa da Romeira, a Associação Desportiva ‘O Cruz de Cristo’ da Póvoa da Isenta, a Associação Cultural e Recreativa de Alqueidão do Rei, os Time4satisfaction, os Bombeiros Voluntários de Santarém, o Grupo Cultural e Etnográfico de Alcanhões, a Música Nova de Pernes e Sociedade Recreativa Operária.

Bailes e desfiles durante cinco dias

As actividades carnavalescas iniciam-se na sexta-feira, 21 de Fevereiro, pelas 10h00, com um desfile que contará com mais de 1500 crianças que frequentam o pré-escolar e as escolas de 1º ciclo do concelho. O cortejo começa no Jardim da Liberdade e termina na Praça Sá da Bandeira (Largo do Seminário). No mesmo dia, entre as 14h30 e as 17h00, há baile interinstitucional na Casa do Campino. Uma iniciativa que juntará meia centena de utentes das várias instituições do concelho.

No sábado, 22 de Fevereiro, a partir das 15h00, o Jardim de São Bento recebe o Carnaval das Famílias, onde não vai faltar animação infantil, pinturas faciais moldagem de balões e insufláveis. Já nos dias 23 e 24 de Fevereiro (domingo e segunda-feira) os festejos de Carnaval têm lugar nas sedes das freguesias do concelho, que organizam bailes e desfiles.

Folia sem desfile nocturno

Depois das muitas dificuldades expressas pelas associações a Câmara de Santarém decidiu não realizar o desfile nocturno este ano. Segundo a vereadora do município, Inês Barroso, como há muitos bailes carnavalescos a decorrer nas localidades nesse sábado à noite as colectividades acabavam por não contar com todos os membros do grupo ou impedia-as mesmo de participar nesse corso.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo