Cultura | 24-05-2020 07:00

Dia Internacional dos Museus marcou a abertura de vários espaços na região

Dia Internacional dos Museus marcou a abertura de vários espaços na região

Encerrados desde 14 de Março os espaços museológicos, palácios, monumentos nacionais e galerias de arte começaram a reabrir a 18 de Maio. O Dia Internacional dos Museus foi aproveitado por vários museus e monumentos da região para voltarem a receber visitantes, mas outros mantêm portas fechadas.

A permissão do Governo para a reabertura de museus, palácios, galerias e monumentos, na segunda-feira, 18 de Maio, coincidiu com o Dia Internacional dos Museus e foi a data aproveitada por vários museus e monumentos da região para voltarem a receber visitantes.


Na capital de distrito reabriu portas o Museu Diocesano de Santarém, com o horário habitual e com número de visitantes por sala limitado. Foi o único espaço museológico da cidade a reabrir nesta data. De acordo com Inês Barroso, vereadora com o pelouro da Cultura, espaços museológicos como a Torre das Cabaças ou o Centro de Interpretação Urbi Scallabis (USCI), nas Portas-de-Sol, são pequenos e ainda não têm reunidas as condições para reabrirem em segurança.


Em Torres Novas abriram na segunda-feira o Museu Municipal Carlos Reis, o sítio arqueológico de Vila Cardílio e o Castelo, todos com acesso interdito a visitas de grupos.


Abrantes aproveitou para reabrir o Museu Metalúrgica Duarte Ferreira, no Tramagal, e o Quartel da Arte Contemporânea de Abrantes. No Entroncamento, o Museu Nacional Ferroviário celebrou o 5º aniversário no Dia Internacional dos Museus e está novamente de portas abertas.


O município de Tomar reabriu espaços como a Central Eléctrica, o Museu dos Fósforos, a Sinagoga, o Núcleo de Arte Contemporânea, a Casa dos Cubos ou a sala Multiusos da Levada. O Convento de Cristo, sob a alçada da Direcção-Geral do Património Cultural, também já recebe visitantes e a grande novidade é a possibilidade de visitação, pela primeira vez, da Cisterna do Claustro dos Corvos.


Dia 18 de Maio foi também a data escolhida pelo município da Golegã para reabrir a Casa-Estúdio Carlos Relvas, que funcionará das 10h00 às 16h00, e pelo município de Vila Franca de Xira para permitir as visitas ao Museu do Ar, em Alverca. Quanto ao Museu do NeoRealismo só deve abrir a 26 de Maio.


Na Barquinha, o Castelo de Almourol reabriu e permite visitas com uma duração de 15 minutos. O acesso à ilha é feito em embarcações (máximo de dez pessoas), com partida do cais junto ao castelo, todos os dias, das 09h00 às 19h00, até 30 de Setembro. Um pouco a montante, o Museu dos Rios e das Artes Marítimas, em Constância, assinalou o dia com a reabertura do espaço e com a divulgação dos nomes das vencedoras dos desafios virtuais lançados no Facebook do município e do museu.


O Santuário de Fátima, no concelho de Ourém, reabriu na terça-feira, 19 de Maio, a exposição permanente do Museu do Santuário e outros espaços expositivos, com novos horários. A exposição “Fátima Luz e Paz” recebe novamente visitantes e tem uma novidade: estará patente a “Rosa de Ouro” oferecida pelo Papa Francisco na visita que fez a Fátima em 2017. Reabriram também as Casas de São Francisco e Santa Jacinta Marto, da Irmã Lúcia e a Casa-Museu de Aljustrel.

Casa dos Patudos e Museu do Vinho só em Junho

A Câmara do Cartaxo não abriu o Museu Rural e do Vinho a 18 de Maio. Segundo Elvira Tristão, vereadora da Cultura, o encerramento tem sido aproveitado para manutenção do espaço que, em princípio, reabrirá em Junho, embora ainda sem data certa.


Já Alpiarça vai reabrir a Casa Museu dos Patudos no primeiro dia de Junho. O espaço museológico também recebeu trabalhos de manutenção e uma limpeza profunda. Carlos Jorge, vereador com o pelouro da Cultura, refere que não há pressa para a reabertura, o importante é garantir que existem todas as condições quando isso acontecer.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo