Cultura | 17-09-2020 10:00

Série para a Netflix recorda os tempos áureos da Raret na Glória do Ribatejo

Série para a Netflix recorda os tempos áureos da Raret na Glória do Ribatejo
CULTURA
foto DR

“Glória” tem como um dos cenários a vila ribatejana e o antigo complexo norte-americano de onde era retransmitida a rádio Europa Livre nos tempos da Guerra Fria. As instalações continuam devolutas e ao abandono, há mais de duas décadas.

O antigo centro retransmissor da Raret, que colocava no ar a rádio Free Europe (Europa Livre) nos tempos da Guerra Fria, é já uma memória distante para muitos em Glória do Ribatejo, Salvaterra de Magos, mas pode em breve ser refrescada graças a uma série portuguesa gravada para a plafatorma Netflix. O antigo complexo norte-americano, situado numa herdade com 200 hectares de área e que está ao abandono há muitos anos, é um dos cenários ficcionais da série “Glória”, um ‘thriller’ passado durante a Guerra Fria, que está a ser gravado no Ribatejo e em Lisboa.

Trata-se do primeiro projecto português original para a plataforma Netflix. A acção concentra-se na Glória do Ribatejo, onde se situou o centro de transmissões norte-americano Raret, que retransmitia programas de propaganda anti-comunista para os países do Leste europeu, durante a Guerra Fria. A queda do Muro de Berlim, em 1989, e o desmembramento da União Soviética ditaram o fim das transmissões de rádio e esvaziaram de sentido as suas funções e a 1 de Fevereiro de 1999 a Raret fechou portas.

A Raret instalou-se na Glória do Ribatejo em Maio de 1951, pela mão dos Estados Unidos da América. Em plena Guerra Fria, era uma peça fundamental para divulgar a propaganda com que se pretendia minar o interior da “cortina de ferro” – ou seja, os países do Leste europeu dominados pelo comunismo soviético. Chegaram a trabalhar ali cerca de 500 pessoas. Com as poderosas antenas retransmitia-se em onda curta a programação produzida na Alemanha para terras russas, polacas, búlgaras, checas, romenas e outras. E os operadores de radiodifusão portugueses a maior parte das vezes nem sabiam o que estavam a pôr no ar.

O complexo tinha um colégio onde estudaram muitos jovens da zona, entre diversas outras valências que faziam da Raret um mundo à parte na freguesia de Glória do Ribatejo. Com o abandono do espaço pelos norte-americanos, o terreno foi entregue aos CTT, que depois o vendeu a um grupo de promotores imobiliários. Nos primeiros anos deste século começou a falar-se na possibilidade de ali ser construído um grande projecto turístico que previa a criação de 200 postos de trabalho. O estudo prévio apontava para um campo de golfe com 18 buracos, hotel, piscinas, campo de ténis, 233 lotes para quintas com 2.500 a 5.000 m2, e um condomínio com 40 vivendas de qualidade. Até à data nada saiu do papel e a empresa promotora entrou em insolvência em 2018.

Elenco com nomes sonantes

A trama da série “Glória” gira em redor do engenheiro João Vidal, oriundo de famílias apoiantes da ditadura do Estado Novo, mas recrutado pela KGB, a polícia secreta de Moscovo, que “assume missões de espionagem de alto risco que podem mudar o curso da história portuguesa e mundial”. A vila ribatejana transforma-se assim num “improvável palco da Guerra Fria”, onde Washington e Moscovo lutam pelo controlo da Europa.

“Glória” tem argumento original de Pedro Lopes, um dos autores da série “Auga Seca” e de várias telenovelas, e realização de Tiago Guedes, que dirigiu “A Herdade”, filme distinguido há um ano no âmbito do Festival de Veneza. Tem produção da SPi, do Grupo SP Televisão, e coprodução da RTP, de acordo com informação divulgada pela Netflix .

Os actores Miguel Nunes, Carolina Amaral, Victoria Guerra, Afonso Pimentel, Adriano Luz e Gonçalo Waddington estão entre os protagonistas, assim como Joana Ribeiro, Marcelo Urgeghe, Sandra Faleiro, Carloto Cotta, Maria João Pinho, Inês Castel-Branco, Rafael Morais e Leonor Silveira.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo