Cultura | 28-10-2020 20:11

Rua das pretas: projeto luso-brasileiro une culturas e selos para lançar música nova

Rua das pretas: projeto luso-brasileiro une culturas e selos para lançar música nova
CULTURA
foto DR

"Rua das pretas" ,um dos mais importantes projetos contemporâneos musicais em lingua portuguesa, que une Brasil, Portugal e África, vai lançar a canção “A sombra do meu chapéu”, dia 06 de novembro. No dia 7 acontece Live Streaming dia no Coliseu dos Recreios. O lançamento é um resultado da parceria do selo 7 Colinas Music e Loop Discos.

A Rua das Pretas é um encontro internacional de música cantada em português, que junta amigos, canções e histórias de vida, nascido na casa do cantor e compositor Pierre Aderne, no Rio de Janeiro, e depois migrado para Lisboa, onde também tinha casa e costumava receber artistas como Tito Paris, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Melody Gardot, Antonio Zambujo, Carminho entre outros.

Pierre Aderne é co- autor de "Mina do Condomínio", sucesso na voz de Seu Jorge, e de sete músicas no novo álbum da americana Melody Gardot, além de diversos outras músicas gravadas por António Zambujo e Madeleine Peyroux.

Esta junção cultural de diferentes sotaques de língua portuguesa já ganhou destaque na revista americana Forbes "the new Buena Vista Social Club" e na mundial Time Out “O Brasil cabe todo dentro da Rua Das Pretas" .

Para além dos encontros em Lisboa e levados em tour por Paris, Madrid, Nova Iorque, a Rua das Pretas abre um novo capítulo , com o lançamento do álbum “Um copo de fado, dois de Bossa”. O primeiro single a ser lançado é “A sombra do meu chapéu que chega às plataformas no dia 06 de novembro, com o lançamento pela Loop Discos na América do Sul, e 7 Colinas Records para o resto do mundo.

Trata-se de um samba, um “sambete“ de amor que conta com as vozes da Gaúcha radicada em Lisboa, Nani Medeiros, e Pierre Aderne. A composição é de Pierre Aderne e Gabriel Moura, Walter Areia no contrabaixo, João Pita no Sete cordas e Nilson Dourado na percussão.

O álbum foi gravado em roda durante duas semanas em Fevereiro deste ano. O produtor e engenheiro de som venezuelano, radicado em NY, Hector Castillo, vencedor de múltiplos prêmios Grammys (Lou Reed, Björk, Philippe Glass, David Bowie) trouxe de Nova Iorque um estúdio móvel para ser montado na sala do palacete em Lisboa.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo